segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mais um ex-pároco de Madalena vítima da ingratidão

Padre Ricardo Cornwall
Espero e desejo sinceramente que o novo pároco que assumiu recentemente a paróquia de Madalena possa corresponder plenamente com a expectativa da comunidade católica do município, e que ao final da sua missão esta expectativa esteja totalmente consolidada e reconhecida,
Imagem recente da Igreja Matriz de Madalena
em contatos preliminares com o novo pároco, Padre Edilberto Cavalcante Reis, tive boa impressão da sua pessoa e o parabenizo por algumas das medidas administrativas inicialmente tomadas. 

Porém não acho justo o tratamento que vem sendo dispensado através de manifestações públicas por parte de algumas lideranças comunitárias e políticas ao ex-pároco Padre Ricardo Cornwall, que esteve a frente da paróquia durante quase 18 anos, sendo entre todos os párocos o que mais tempo permaneceu dirigindo a paróquia e que entre erros e acertos contribuiu substancialmente para a evangelização da comunidade católica de Madalena, tendo como princípio basilar a preservação da família dentro do que preceitua a doutrina cristã, postura que talvez incomodasse a alguns, se não foi tão empreendedor quanto deveria, não devemos liquidar totalmente o resultado do seu trabalho de 18 anos a frente da paróquia, inclusive de forma pública e aproveitando da sua ausência.

Padre Ricardo não foi o primeiro a receber esse tipo de tratamento, e que ao deixar a paróquia, no lugar da gratidão, passou a receber duras e pesadas críticas, vindas de algumas pessoas que outrora estiveram ao seu lado; eis alguns exemplos, Padre Vital Elias Filho, grande empreendedor e pregador da palavra de Deus, quem viveu a sua época sabe a forma de como este saiu de Madalena, magoado e amargurado, Padre Pedro Paulo Cavalcante de Menezes, outra figura humana extraordinária e extremamente carismática, deixou a paróquia por problemas de saúde, más também vítima de acusações injustas, inclusive de caráter político. 

Portanto, na qualidade de católico, faço um apelo a aqueles que aproveitam a ausência para dela manifestar a total ingratidão, que se espelhem nos ensinamentos e nos exemplos de Jesus Cristo, principalmente no perdão e na humildade do coração, e que o Padre Edilberto, ao final da sua missão em Madalena possa ser melhor reconhecido do que alguns de seus antecessores. 

Quanto a situação da coberta da nossa igreja matriz, vítima da ação do tempo e da dificuldade de manutenção em função da sua altura e complexidade, louve-se a iniciativa do Padre Edilberto ao pedir avaliação técnica da Defesa Civil, que idenficando problemas na estrutura, emitiu parecer favorável a sua interdição até que haja a devida recuperação.

Porém, jamais deveremos esquecer do primeiro pároco de Madalena Padre Raimundo Nonato Camelo, idealizador da construção da nossa bela Igreja matriz, Padre Gotardo Thomaz Lemos,
Igreja Matriz de Madalena em fase de construção
José Mário Pontes, e do grande impulso dado na sua construção pelo Padre Nerí Feitosa Mourão, e de um fiel colaborador, o pedreiro e carpinteiro Francisco de Sousa Barbosa, o único a escalar sem os recursos de hoje, alguns pontos da sua imponente coberta, e de muitos outros Madalenenses que contribuíram ao longo do tempo para ver concretizada a obra da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada da Conceição, que trata-se do mais belo cartão postal de Madalena.

2 comentários:

  1. Lendo esta matéria relacionada à ingratidão de algumas autoridades e segmentos de nossa comunidade referente aos párocos que já estiveram em nossa Madalena, concordo com o seu pensamento Chico Almir, pois também percebo que ao longo dos tempos esses sacerdotes que desempenharam importantes trabalhos em nossa paróquia realmente foram esquecidos pela população e nossas autoridades.
    No caso do nosso ex pároco Padre Ricardo, aqui reconheço verdadeiramente o excelente trabalho que esse realizava junto às famílias, sempre lutando pela implantação de importantes projetos como o Cabra é Nossa, cisternas de placas, permitindo armazenar água para o consumo humano e diversas outras ações, sem esquecer da luta constante dele contra a implantação da jazida da Itataia em Santa Quitéria. Vale lembrar que o Padre Ricardo, também mostrou sempre ser muito generoso e corajoso junto aos seus paroquianos, quando no passado se ofereceu a 3 assaltantes no centro da cidade, como moeda de troca, para que os mesmos libertassem a Jovem Marajane, filha do amigo Pedinho, que na época trabalhava no posto do Banco do Brasil de nossa cidade. A Negociação não foi aceita e os dois foram feitos reféns, colocados em um carro e libertos na saída da cidade, com acesso para Quixeramobim.
    Com relação ao Pe. Edilberto, nosso novo pároco, sempre que vejo quase que diariamente tenho conversado com ele, onde quero parabenizá-lo pelo bom trabalho que já vem realizando em nossa paróquia, com destaque para a reforma de nossa casa paroquial e também a campanha para a mudança de um novo teto de nossa histórica Igreja Matriz.
    Em meu comentário, posso até está sendo ingrato junto aos demais párocos que por Madalena passou, em virtude de não conhecer os trabalhos realizados pelos mesmos, mas espero que nossa comunidade católica, entidades, lideranças comunitárias e lideranças políticas possam de agora em diante, pensar um pouco mais e agradecer o muito que esses grandes pastores de Deus já fizeram por nossa comunidade. Finalizando, quero pedir também ao nosso Bispo Dom Ãngelo Pignolli, mestre maior da Diocese de Quixadá, uma atenção e valorização maior para com os párocos que compõem a nossa Diocese, principalmente os que ultimamente tem deixado seus fiéis paroquianos para assumirem outras paróquias, desafios e evangelizações.

    ResponderExcluir
  2. Padre Ricardo não merecia esse tratamento, principalmente de alguns vereadores que fizeram uma homenagem a ele quando o mesmo foi embora, e agora ficam lhe apunhalando pelas costas, quando alguns nem a igreja frequentam, é bom apoiar o padre que chegou, más não precisa destruir com o trabalho de 18 anos do padre Ricardo, do jeito que vai daqui uns dias quando o Padre Edilberto for embora vão fazer a mesma coisa que fizeram com os outros, isso é um papelão muito feio.

    ResponderExcluir