segunda-feira, 9 de maio de 2011

Quixeramobim conquista em primeiro turno o direito de sediar Hospital Regional

Antes do início da votação que escolheu o município de Quixeramobim para sediar o Hospital Regional do Sertão Central, ocorrida na manhã desta segunda, 09, no Centro de Convenções, em Fortaleza, a equipe de jornalismo do Sistema Maior de Comunicação entrevistou lideranças dos municípios candidatos e demais municípios da macrorregião de saúde do Sertão Central para saber qual a expectativa em torno da decisão a ser anunciada.

O ex-deputado Ilário Marques e o prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, estavam confiantes na realização de um segundo turno onde, segundo eles, seu município sairia vitorioso.

Cláudio Pessoa, prefeito de Canindé, outro município candidato, disse antes do início da votação, que não sediar o hospital seria uma grande perda para seu município. Segundo ele, mesmo perdendo, continuaria votando em Canindé, demonstrando claramente não querer manifestar apoio a outro município, como Quixadá ou Boa Viagem, caso a decisão fosse para segundo turno, como chegou a ser cogitado por alguns setores da imprensa da região.

Durante a campanha dos municípios candidatos a sediar o empreendimento, os prefeitos de Quixadá, Boa Viagem e Canindé haviam se reunido com vistas a somar forças para enfrentar o crescente favoritismo do município de Quixeramobim, tendo inclusive acusado o prefeito Edmilson Junior de estar negociando o apoio de municípios vizinhos à candidatura quixeramobiense, o que na ocasião, foi minimizado pelo prefeito de Quixeramobim, que se limitou a classificar o fato como “falta de coleguismo” dos gestores desses municípios.

O Secretário Estadual da Fazenda, Mauro Filho, afirmou que a conquista apesar de ser regional, será de grande importância e impacto econômico para o município que abrigar o equipamento.

O Sertão Central é a terceira região do Estado a receber um hospital dessa magnitude. Duas unidades já foram construídas pelo Governo do Estado, uma em Sobral e outra em Juazeiro do Norte. O equipamento de saúde atenderá a vinte municípios da macrorregião de saúde do Sertão Central. São eles: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Quixeramobim obteve 61,2% dos votos que foram atribuídos por Prefeito e Câmara de Aiuaba, Prefeito de Arneiroz, tendo a Câmara votado em Boa Viagem, Madalena (Prefeitura e Câmara), Milhã (Prefeitura e Câmara), Parambu (Prefeitura e Câmara), Pedra Branca (Prefeitura e Câmara), Senador Pompeu (Prefeitura e Câmara), Solonópole (Prefeitura e Câmara). O prefeito do município de Tauá não compareceu e a Câmara Municipal se absteve de votar.

O único voto atribuído ao município de Boa Viagem foi dado pela Câmara Municipal de Arneiroz.

Quixadá contou com os votos de: Banabuiú, Choró, Ibaretama e Ibicuitinga (Prefeituras e Câmaras).

Canindé recebeu os votos de: Caridade, Itatira, Paramoti (Prefeituras e Câmaras). Os municípios candidatos não votaram.

Após o anúncio do município vencedor, a equipe de reportagem do SMC entrevistou o prefeito de Quixeramobim, Edmilson Junior, segundo o qual, o momento agora é de união de todos os municípios, haja vista ser uma obra que beneficiará não apenas Quixeramobim, que será a sede, mas toda a macrorregião de saúde do Sertão Central.

A previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda este ano e executadas em até 24 meses. A nova unidade de saúde deverá receber recursos na ordem de R$ 50 a 70 milhões, provenientes do Tesouro Estadual. O governador, Cid Gomes, afirmou que buscará parceria com o Governo Federal. “O hospital de Quixeramobim já sai em vantagem, uma vez que o projeto será muito parecido com o de Juazeiro e, portanto, serão feitas algumas adequações, o que significa ganho de tempo”, frisou Cid.

Fonte: Sistema Maior de Comunicação

Vamos Nós:
Uma caravana de Madalena esteve presente neste momento histórico para o Sertão Central, os votos do município em favor da candidatura de Quixeramobim foram manifestados oficialmente através do prefeito Wilson de Pinho e do vereador Josivaldo Saraiva, presidente da Câmara, a caravana de Madalena estava composta ainda dos vereadores, Eurinaldo, Cileide, Kikilo,Vavá e Ednaldo, secretário Eurivando Vieira, Chico Almir, Almir Júnior, Wilson Júnior, ex-vereador Joaquim Nunes e Jesualdo Costa e lideranças comunitárias das localidades de Cacimba Nova, Lonjão e Assentamento 25 de Maio.

Algumas imagens registradas no centro de convenções por ocasião da eleição de Quixeramobim como cidade sede do Hospital Regional do Sertão Central - HRSC

Governador e  Prefeitos das cidades candidatas
Auditório lotado com caravanas de vários municípios
Governador Cid Gomes concedendo entrevista coletiva
Governador proclamando resultado final
Governador Cid Gomes e Chico Almir
Almir Júnior, Governador Cid Gomes e Chico Almir
Chico Almir e o craque Quixeramobinense Iarley
Almir Júnior e Iarley

Nenhum comentário:

Postar um comentário