sexta-feira, 20 de maio de 2011

Preocupada com baixa vacinação, Adagri intensifica campanha contra aftosa

Técnico Antônio Soares Sousa da secretaria
da agricultura de Madalena durante camp. de vacinação

Apenas 20,81% do rebanho de bovinos e bubalinos (búfalos) foram cadastrados como vacinados contra a febre aftosa. O dado parcial, divulgado em relatório da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), preocupa o órgão. Isso porque faltam 11 dias para o encerramento da primeira etapa da campanha.
Com o objetivo de alcançar a zona livre de febre aftosa com vacinação, a Adagri intensifica a campanha e convoca pecuaristas a protegeram o rebanho contra a doença. O Ceará tem cerca de 2 milhões e 500 mil animais e 140 mil produtores. Embora muitos dados ainda não tenham sido lançados no sistema de monitoramento, a baixa vacinação é um sinal de alerta.

Mais sobre a doença
Há mais de dez anos, o Ceará não registra casos de febre aftosa. Para que esse resultado melhore é preciso a colaboração de todos os produtores. A dose da vacina custa em média, R$ 1, 50. A multa para quem não vacinar o rebanho é de R$ 13, 43 por cabeça.

                                      Vacinação em Madalena 
Sec. da Agricultura
Eurivando Vieira
O município de Madalena vem apresentando nas últimas campanhas bons índices de vacinação, com percentuais que superam a média registrada em outros municípios com mais tradição na criação de bovinos, isso muito se deve a ação da secretaria municipal da Agricultura, através do secretário Eurivando Vieira que além de incentivar, vem apoiando bastante os criadores do município, disponibilizando técnicos da secretaria para visitas nas propriedades realizando campanhas de concientização e auxiliando na vacinação do rebanho, quanto a atual campanha não dispomos ainda dos índices, no entanto a secretaria continua agindo firme para que os bons percentuais registrados nos últimos tempos não sofram reduções, porém para o pleno êxito da campanha é imprescindível que cada criador tenha conciência da importância de vacinar o seu rebanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário