quarta-feira, 4 de maio de 2011

A escola de Pontes Neto: O Diferencial de Quixeramobim!!!

Eis, Artigo do joven estudante de Direito da Unifor Pedro Henrique Coelho, sobre a implantação do HRSC. Agradecemos ao Fernando Ivo Sousa Ribeiro que nos enviou através de e-mail o artigo em epígrafe: 

É com muito tristeza que observamos nos últimos dias o surgimento em blogs, sites jornalísticos e em comentários de internautas críticas e supostas denúncias ao município de Quixeramobim no processo de escolha do hospital Regional do Sertão Central. Primeiramente, é importante destacar que após a escolha do local, o hospital servirá ao Sertão central, e não ao município A ou B, e que também será administrado através de consórcio entre os municípios, onde os hoje concorrentes, no futuro, terão que sentar na mesa para negociar e tomar decisões!!! Portanto, é importante não perder de vista o objetivo maior desse grande empreendimento, o bem estar da população, e que essa eleição não afete de forma alguma a harmonia futura entre os municípios!!!

Com relação à eleição, observamos uma disputa entre quatro municípios: Quixeramobim, Quixadá, Canindé e Boa Viagem. No âmbito geral, são quatro municípios de porte semelhante, onde cada um vem apresentando seu diferencial para conquistar a simpatia e os votos dos prefeitos e das Câmaras de Vereadores dos outros 16 municípios que comporão a macrorregional do Sertão Central.
Quixadá apresentou como diferencial as instituições de ensino superior. Canindé destacou o turismo religioso, um dos mais importantes do nordeste.

Quixeramobim, além de ser a cidade mais central, que está no centro geográfico do estado, apresentou como seu grande diferencial a prestação de serviços de saúde à população do Sertão Central, prestação essa que já vem há muito tempo, e que se materializa de maneira substancial no Hospital Regional Dr. Pontes Neto. O humanitarismo marcou a história desse grande médico, quando, por exemplo, em claro cumprimento de seu juramento médico, operou o comandante do Batalhão em que esteve preso durante a ditadura militar. Esse foco centrado nas pessoas foi transmitido à instituição que leva seu nome, onde muitos médicos que ali trabalharam aprenderam essa grande visão, fazendo dessa instituição uma grande "ESCOLA".

A labuta de muitos médicos que seguiram os passos de Dr. Pontes, como Dr José Alves da Silveira, Dr Antonio Machado, Dr Rômulo Coelho, Dr Walmir, entre tantos outros, fizeram com que não só a população de Quixeramobim, mas também a população do Sertão Central se sentisse acolhida por esse serviço médico!!! E essa população reconhece esses préstimos, não só pelo passado, mas também na certeza de que esse laços serão cada vez mais forte!!!

Em um dos comentários na Internet, vi a seguinte pergunta: "O que levaria Pedra Branca a votar em Quixeramobim estando mais próximo de Boa Viagem?". Bem, talvez essa indagação possa ser respondida por outras perguntas: "O que levaria o médico Rômulo Coelho, de Quixeramobim, subir a serra uma vez por semana, durante 5 anos, para prestar seus serviços médicos à população de Pedra Branca???". Ou então, puxando ainda mais no tempo, "O que levaria o Dr Joaquim Fernandes sair de sua fazenda Tingui, em Quixeramobim, e ir à cavalo para o município de Mombaça, em um período em que mal existia estrada, para prestar seus valiosos préstimos médicos?".

Em discussão na Câmara de vereadores de Solonópoles, em dúvidas entre Quixadá, que ficou mais próxima desse município com a construção da Rodovia Padre Cícero, e Quixeramobim, prevaleceu o forte laço histórico, onde os cidadãos de Solonópoles tem a certeza de que continuarão sendo acolhidos pelo nosso município da forma que sempre foram acolhidos, motivo esse destacado pelo vereador Cesar Basto ao justificar seu voto!!! Ressalta-se que as decisões pró-Quixeramobim não estão sendo feitas de maneira arbitrária, onde a decisão do prefeito de Madalena, por exemplo, foi embasada pela unanimidade do Conselho de Saúde desse município, instituição com importante representação social!!!

A "ESCOLA DE PONTES NETO" fez história na saúde do Sertão Central, em um período em que sequer existia o direito universal à saúde, e continua fazendo, pois traçou princípios que nortearam e continuarão norteando as novas gerações de médicos em nosso município!!!

É por essa característica acolhedora de nosso povo que Quixeramobim se apresenta como cidade mãe do Sertão Central, não por preciosismo histórico, mas de laço afetivos de fato!!! E esse fato, somado à localização central e à abundante capacidade hídrica através dos açudes Quixeramobim e Fogareiro, nossa grande força para sediar esse importante equipamento!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário