sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dilma anuncia investimentos a prefeitos

Em discurso durante Marcha dos Prefeitos, em Brasília, presidenta reforça que Brasil continuará em ritmo de crescimento

A participação da presidenta Dilma Rousseff na XIV Marcha dos Prefeitos a Brasília teve como forte um discurso com foco em investimentos. Ela foi acompanhada de 14 ministros. O encontro aconteceu no final da tarde de terça-feira (10), no Hotel Brasília Alvorada. Cerca de 1,4 mil prefeitos, vereadores e parlamentares compareceram ao evento.
“Considero esta oportunidade excelente para firmar alguns compromissos com vocês”, disse ela, se dirigindo aos prefeitos. Dilma assegurou que o País vai continuar crescendo e que seu governo está atento às pressões inflacionárias. “O Brasil aprendeu que é possível controlar a inflação e continuar crescendo”, afirmou.

Dilma anunciou que acabara de assinar mensagem enviada ao Congresso Nacional autorizando recursos para construção de novos estabelecimentos públicos de educação infantil nos municípios. Novas creches construídas com recursos de custeio e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão apoiadas pelo governo federal, informou.

Segundo a presidenta, a reforma das unidades básicas de saúde nos municípios é outra prioridade nacional e o Ministério da Saúde foi autorizado a liberar recursos para esta finalidade. Pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que 74% dessas unidades não atendem aos quesitos de qualidade. “Não é correto continuar construindo novas unidades sem garantir que o conjunto das existentes tenha padrão que possa atender à população”, justificou.

Pré-sal
A presidenta também disse que autorizou a revisão dos trâmites de convênios e contratos entre prefeituras e a Caixa Econômica Federal. “Concordamos com vocês que os projetos precisam tramitar mais rápido e com mais eficiência”. Sobre a polêmica relacionada à partilha dos resultados da exploração do pré-sal por estados e municípios, Dilma pediu que as entidades municipalistas contribuam com sugestões para o aprimoramento das propostas apresentadas até o momento. “As reservas do pré-sal são a grande poupança para as futuras gerações”, destacou.

Dilma Rousseff afirmou que nos próximos quatro anos a municipalidade continuará a ter destaque tanto em termos estratégicos como de apoio do governo federal. O PAC 1 vai aplicar o total de R$ 59 bilhões em habitação e saneamento nas cidades. A presidenta informou que o PAC2, por sua vez, vai investir R$ 121 bilhões tanto no ambiente urbano como no rural. Ela também adiantou que o PAC para cidades com menos de 50 mil habitantes será lançado em breve. Nesse caso, conforme Dilma, o governo federal apoiará os municípios a elaborarem projetos executivos a serem encaminhados e aprovados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário