quarta-feira, 21 de março de 2012

Mesmo após o dia de São José, Sertão Central registra pouca chuva

Os índices de pluviometria da Região Centro do Estado do Ceará preocupam gestores públicos, ante a possibilidade de uma seca verde ocorrer neste ano de 2012. No inicio do ano, por ocasião da realização do tradicional encontro dos "profetas populares" ocorrido na cidade de Quixadá-Ceará, foi prognosticado, que a quadra invernosa desse ano ficaria abaixo da média histórica. Essa mesma previsão, um mês depois foi anunciada pela Funceme.

Estamos a 21 dias do mês de março, e o que estamos presenciando são as reclamações dos agricultores familiares, que de posse da semente recebida do governo estadual, ainda não efetivaram o plantio por conta da umidade ainda ser insuficiente para germinação das plantas.

A recomendação dos organismos públicos, que atuam no setor é de que o tempo deverá mudar nas próximas horas, o que trará chuva para todo o sertão central. Portanto, momentaneamente está descarta da possibilidade de seca verde. No dia 19, na cidade Canindé, quando da entrega dos projetos São José, o governador Cid Gomes, anunciou que está acompanhando de perto a situação. Disse ainda, que se ocorrer uma seca verde, no estado do Ceará , 300 mil agricultores familiares estão cobertos pelo garantia safra
.

(Com informações do Blog do Crisanto Teixeira)

Vamos Nós
- Um setor que também deve merecer a atenção especial dos orgãos governamentais, é o da agropecuária, especialmente da pecuária leiteira, importantíssima para a econômia do Sertão Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário