quinta-feira, 22 de março de 2012

Agropacto discute pecuária leiteira

Quais os futuros caminhos da pecuária leiteira no Ceará? A atividade é uma das mais lucrativas do setor agropecuário? Essas indagações serão debatidas hoje e amanhã, na cidade de Iguatu, localizada na região Centro-Sul, durante o seminário que terá como temática central "Novos Rumos para a Pecuária de Leite no Ceará". O encontro faz parte do Agropacto Itinerante e abordará questões sobre o cooperativismo no setor do leite e discussão de propostas para o setor produtivo cearense.

O evento é promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) Ceará, Sebrae e Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), campus de Iguatu. O seminário será realizado no auditório do Centro de Capacitação do IFCE, Campus Cajazeiras.

Este é o segundo Agropacto promovido pela Faec no Interior. O primeiro foi realizado na cidade de Quixadá, no Sertão Central, em fevereiro passado. "Há um movimento dos produtores de leite para implantar uma sub-unidade da Embrapa Gado de Leite no Ceará", frisou o presidente da Faec, Flávio Saboya Neto. "Essa instituição terá importância fundamental para o crescimento da atividade no Estado".

O seminário deve contar com a participação de cerca de 200 produtores da região Centro-Sul. A primeira palestra será sobre "Cooperativismo no setor do leite nas Américas". O palestrante será o presidente da Federação Pan-Americana do Leite, Vicente Nogueira Neto. Às 10 horas, haverá segunda palestra sobre "Qualidade do Leite" segunda Instrução Normativa 62, apresentada pelo presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite (CNA), Rodrigo Alvim.

No início da tarde será feito o lançamento do XVI Seminário Nordestino de Pecuária - PecNordeste, com palestras do coordenador e vice-presidente da Faec, Paulo Hélder de Alencar Braga. A partir das 14 horas, haverá a quarta palestra do dia, sobre o tema "Ações da Embrapa Gado de Leite para o desenvolvimento da pecuária leiteira do Nordeste". O apresentador será o chefe-geral da unidade, Duarte Vilela, que deverá apresentar o melhor produtivo para a região Nordeste. Às 15 horas, o enfoque será a discussão de propostas do setor para a regulamentação do Licenciamento Ambienta Rural no Ceará, apresentado pelo técnico do Senar, Sérgio Oliveira. Amanhã, pela manhã, o dia será reservado par visitas técnicas às propriedades rurais no Município de Iguatu que são destaque na produção leiteira: Chapada do Moura, do grupo Elmo Moreno, Fazenda Geraldo Gregório e Fazenda Santa Clara, do produtor João Mauro Linhares.

No período da tarde, haverá o encerramento do seminário com a conclusão das propostas apresentadas.

Mobilização

Segundo o presidente da Faec, Flávio Saboya Neto, há um movimento dos produtores de leite para implantar uma sub-unidade da Embrapa Gado de Leite no Ceará.

"Essa unidade é de fundamental importância para o desenvolvimento do setor, orientação aos criadores e pesquisa sobre o manejo e outras técnicas para o crescimento da pecuária leiteira no Estado", observou.

"Há um esforço da nossa parte para que o Estado seja beneficiado com a implantação dessa instituição", completou ele.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário