sexta-feira, 9 de março de 2012

Chuvas no Ceará

O Ceará enfrenta um veranico, que é caracterizado pela redução das chuvas. Nos últimos sete dias, as precipitações têm sido localizadas e de menor intensidade. Uma das principais causas é o afastamento da Zona de Convergência Intertropical, principal sistema atmosférico e de influência durante a quadra invernosa (fevereiro a maio), para a região Norte.

Ontem, choveu em 38 Municípios, mas a maioria da pluviometria ficou abaixo de 15 milímetros. As maiores precipitações foram registradas no Centro-Sul. Em Acopiara choveu 50mm; Cariús, 30mm; Aiuaba, 29mm; Jucás, 20mm; Iguatu e Ipaumirim, 18mm. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) previu para a madrugada de hoje (sexta-feira) ocorrência de chuva no Litoral Norte e região dos Inhamuns.

O meteorologista da Funceme, Bruno Rodrigues, explicou que o quadro atual permanece com possibilidade de chuvas isoladas e variadas no Estado. A Zona de Convergência Intertropical, que possibilita a ocorrência de chuvas no Ceará, deslocou-se para o Pará, na Região Norte. "Há uma tendência de declinação desse sistema para o Piauí e depois para o Ceará, mas é um processo lento de três a quatro dias e depende da influência dos ventos", esclareceu. "O próximo fim de semana pode ser com chuva em várias regiões". (DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário