terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dr. Jurandi Frutuoso afirma que orçamento destinado à saúde é insuficiente para atender às demandas

A saúde pública brasileira poderá ficar pior do que o que está, sem atender a todas as demandas, caso o orçamento não aumente o que é necessário para que possa funcionar com normalidade. O alerta é do secretário executivo do Fórum Nacional de Secretários da Saúde, Jurandi Frutuoso, observando que o orçamento definido é muito pouco.

Ele lembra que o orçamento definido da saúde está na faixa de R$ 80 bilhões, valor insuficiente para que possa atender às demandas que cada vez crescem mais. Segundo ele, para que a saúde pública possa cumprir o seu papel de humanidade é preciso um acréscimo de pelo menos mais R$ 40 bilhões.

O secretário reconhece que a situação é muito difícil de ser resolvida, porque o governo federal já declarou que não tem como aumentar o orçamento por plena falta de lastro. “A coisa não está fácil de ser resolvida, porque o governo já disse que não tem como aumentar o orçamento da saúde e isso é muito ruim”, lamenta.

Frutuoso assegura que a saúde pública só vai melhorar com mais recursos e isso teria que ser feito através da criação de uma fonte alimentadora. Ele observa que de um modo geral ninguém aceita, mas observou que o único jeito para conseguir esse aumento de recursos é a criação de um novo imposto a exemplo da CPMF.

(Com informações do Jornal O Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário