quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Missão técnica visita radar meteorológico em Quixeramobim

Missão técnica do MDA/SDA e Ematerce visitou na última terça-feira, dia 18, as instalações do Radar Meteorológico, construído no município de Quixeramobim, no Sertão-Central do Ceará.

Composta pela coordenadora nacional do Programa Garantia Safra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Dione Freitas, do secretário adjunto da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, do coordenador do Programa Garantia Safra, no Estado do Ceará, Luciano Bezerra, do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, Guilherme Frederico Cassel, técnico da Iacit, empresa responsável pela instalação dos equipamentos e o técnico do escritório da Ematerce, em Quixeramobim, Eduardo Santiago.

De acordo com Guilherme Frederico Cassel, técnico da IACIT, o equipamento  já está em funcionamento e conectado via internet, banda larga, com a Funceme na capital cearense.

O radar emite ondas eletromagnéticas e mede o deslocamento, velocidade de aproximação e também registra as precipitações pluviométricas, no estado do Ceará, e, em parte do Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco. “Hoje no Brasil, só existem equipamentos iguais a este, porém com uso diferenciado, atendendo a Força Aérea Brasileira nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus; o cearense é o que existe de mais moderno no país”, explicou Guilherme Cassel.

Para o secretário adjunto, Antônio Amorim, o Estado do Ceará está valendo-se de tecnologia de ponta, como ferramenta, para melhor avaliar o Garantia Safra. “Nós, agora, temos a informação, em tempo real, onde choveu, esclarecendo aquilo que hoje tem dado muito trabalho, quando necessitamos definir, se houve perda ou não para o agricultor familiar; dessa forma, faremos justiça, quando do pagamento do seguro, pois o radar dar-nos-á informação de chuva, até por cada propriedade, com 100% de acerto”, explicou Amorim.

Segundo o presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta, a construção do radar, em Quixeramobim, foi um desafio para o Estado, haja vista a dificuldade inicial de acesso durante a quadra invernosa, para transportar máquinas e equipamentos, além do material de construção para a edificação das instalações.

Sobre o Programa

O Programa Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), voltada para os agricultores e as agricultoras familiares, localizados na região Nordeste do país, na área Norte do Estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área Norte do Estado do Espírito Santo ― área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

O valor pago e a quantidade de agricultores, a serem segurados, são definidos, anualmente, durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia Safra.

Fonte: Monólitos Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário