quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Enem 2011: anulação geral do exame representaria prejuizo para milhões de pessoas

Segundo dados divulgados através da imprensa, mais de cinco milhões de brasileiros, a maioria composta por jovens, estavam inscritos para se submeterem as provas do Enem 2011, realizadas no último final de semana.

Porém, mais uma vez nos deparamos com notícias dando conta de irregularidades ocorridas em mais uma edição do exame, desta feita, envolvendo o vazamento de provas para alunos do colégio Christus em Fortaleza, fato este que já estaria ensejando o Ministério Público Federal requerer a anulação geral das provas realizadas no final de semana. 

No entanto, entendemos que esta seria uma medida que prejudicaria milhões de pessoas que nada tem a ver com as irregularidades detectadas. Além de prejuízos financeiros por conta do deslocamento de parte dos candidatos que tiveram de realizar as provas fora dos seus locais de origem, haveria também enorme frustração, principalmente daqueles que se prepararam e conseqüentemente realizaram boas provas e que nada tem a ver com os fatos questionados.

A Polícia Federal já está cuidando da apuração dos fatos, e o MEC anunciando a anulação das provas apenas dos alunos do colégio envolvido nas denúncias, portanto, resta aguardar o desenrolar dos acontecimentos e torcer para que milhões de pessoas não sejam prejudicadas.

O ministério da Educação precisa urgentemente programar medidas para evitar os problemas que vem marcando as últimas edições do Enem, sob pena do exame perder sua credibiliade.


Madalena-CE, 27 de outubro de 2011
Francisco Almir Frutuoso Severo

Nenhum comentário:

Postar um comentário