sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ariano Suassuna estará no Sertão Central

Quixeramobim recebe o autor da obra “O Auto da Compadecida”

O dramaturgo Ariano Suassuna, defensor da cultura do Nordeste, estará de 31 de outubro a 02 de novembro no município de Quixeramobim, no Sertão Central, juntamente com uma equipe de cerca de 150 pessoas para gravar cenas do projeto “Ariano conta o Nordeste”.

Em todo o Nordeste o dramaturgo escolheu seis cidades que tenha sua relevância histórica e cultural para gravar as cenas de seu programa e o município de Quixeramobim foi um dos contemplados com o projeto. Os cenários das filmagens serão a casa de Antonio Conselheiro, onde funciona a Secretaria de Cultura Municipal e a Via Paisagística Edmilson Correia de Vasconcelos. Os espaços foram escolhidos por sua equipe levando em conta os traços culturais.

Saiba mais

Ariano Suassuna é o autor da obra Auto da Compadecida, uma peça teatral em forma de auto, em três atos escrita em 1955. A obra é um drama do Nordeste brasileiro e insere elementos da tradição da literatura de cordel, de gênero comédia, além da forte presença de traços do barroco católico brasileiro uma mistura de cultura popular e tradição religiosa.

Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro. Foi apresentada em 1999 na Rede Globo de televisão como minissérie, “O Auto da Compadecida” (em que há um acréscimo do artigo "o" antes do nome original).

Na adaptação feita para o cinema em 2000, também chamada “O Auto da Compadecida”, aparecem alguns personagens como o Cabo Setenta, Rosinha e Vicentão. Eles não fazem parte da peça original, e sim de “A Inconveniência de Ter Coragem”, também de Ariano Suassuna.

Fonte: Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário