sábado, 8 de outubro de 2011

Fazenda localizada no município de Madalena é destaque na Expoece

A Fazenda Teotônio, mantida pelo setor de Agropecuária do Grupo Edson Queiroz, foi o grande destaque da 57ª Exposição Agroindustrial do Ceará em Fortaleza (Expoece). Além do título de "Grande Campeão da raça", foi considerada como a melhor expositora da raça Guzerá.

O superintendente da Agropecuária, Henrique Jorge Braga Gomes, explicou que esse reconhecimento da performance do rebanho é a partir dos investimentos e introdução de novas tecnologias de melhoramento genético e nos recursos humanos treinados para esse segmento pecuário.

Segundo Henrique, a distinção também eleva o Ceará no cenário nacional, expandindo os negócios, a partir de um animal que está se adaptando bem ao semiárido.

Vantagens

"A raça Guzerá da Fazenda Teotônio tem como principais vantagens o fato de ser considerada de tripla aptidão: corrente leiteira, ser um animal que se adaptou às adversidades climáticas e, ainda, do seu aproveitamento industrial, no setor de corte da carne", ressaltou o superintendente.

A Fazenda Teotônio fica localizada no Município de Madalena, no Sertão Central, a 170 quilômetros de Fortaleza. São cerca de mil cabeças, tendo como principal negócio a venda de reprodutores para Estados do Nordeste e outros Municípios cearenses.

Ele lembrou que o Grupo Edson Queiroz, através da Agropecuária, se faz presente há mais de 30 anos da Expoece. Ao longo desse tempo, conforme enfatizou, percebeu que há uma crescente valorização do rebanho do Estado, a partir dos investimentos que se tem feito na melhoria genética.

"Evidentemente, que uma exposição favorece que outros criadores e expositores façam comparações e verifiquem o grau de desenvolvimento que atingimos nesse setor", disse.

Sucesso

Para o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, a exposição, que se encerra amanhã, já pode ser avaliada como o maior sucesso, comparando com todas as edições anteriores.

Além do volume de negócios, que deve superar a cifra de R$ 12 milhões, considera que também houve um fluxo de público que superior exposições passadas. "Temos obtido parques lotados e pessoas que sentem uma atração pelos produtos da feira", afirmou o secretário.

Dentre os principais atrativos, disse que a exposição pecuária foi a que mais movimentou negócios. Além de apresentar uma excelente performance do rebanho bovino, a exposição também abrigou a Exposição Expo Brasil.

Este evento apresentou exemplares da ovinocultura, da raça Santa Inês, e da caprinocultura, da Anglo Nubiana, de produtores de todos os Estados do Nordeste, além de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Casa de farinha

Nelson Martins lembrou, ainda, que foram também bastante concorridas as visitações à casa de farinha, onde se produzia tapioca, beijus e a própria farinha, bem como a reprodução de um engenho para a produção de rapaduras, batidas e o caldo da cana. "Havia filas para consumo e também se conhecer o processo de fabricação", lembrou o titular da SDA.

Também foi destaque da Expoece 2011 a ênfase dada para a agricultura familiar. Uma casa típica do meio rural, com um quintal produtivo, foi um dos itens mais visitados.

Segundo Nelson Martins, a ideia era exatamente mostrar para as pessoas de Fortaleza e do Interior sobre a capacidade produtiva da Agricultura Familiar, que ganha um novo relevo com o investimento nos quintais produtivos.

Através desses valores, são possíveis a criação de animais domésticos associados a fruticultura, cultura de mandioca, milho, arroz e feijão e também da horticultura.

Negócios

12,2 milhões de reais é quanto a Expoece 2011 afirma movimentar no evento, que teve sua abertura no domingo passado e se encerra amanhã, com premiação aos expositores vencedores. (Com informações do jornal Diário do Nordeste)

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria do Desenvolvimento Agrário - Av. Bezerra de Menezes Nº 1820, São Gerardo - Fortaleza - Telefone: (85) 3101.8002

Nenhum comentário:

Postar um comentário