sábado, 19 de março de 2011

São José

A terra fértil sinaliza para mesa farta e boa safra, fazendo com que o sertanejo eleve os olhos para o céu e agradeça

A certeza de que São José é o "pai providente" de todos os católicos e, em especial, dos sertanejos - têm no dia 19 de março a data limite para o início da quadra chuvosa - é materializada pela mesa farta, graças à chuva que já caiu, até agora, em todo o Estado. Por isso, hoje, Dia de São José, santo considerado pai adotivo de Jesus Cristo, formando a Sagrada Família ao lado de Maria e Jesus Cristo, os agricultores cearenses mudam o tom de suas preces ao padroeiro.

A apreensão e o medo de não chover, o que pode significar mesa vazia, dão lugar às preces em agradecimento ao inverno que cada vez mais se torna realidade. Neste cenário de esperança de boa safra é que os cearenses dos quatro cantos do Estado festejam, desde o dia nove de março, com missas e novenas, o Dia de São José, cujas comemorações terminam hoje.

Santo universal
Em diversas paróquias e capelas espalhadas pela Capital, a exemplo da Catedral Metropolitana de Fortaleza, que realiza programação a partir das 8h30min, encerrando com procissão às 17h, os fiéis reverenciam São José. Ele é venerado como santo universal da Igreja Católica, padroeiro da família e dos artesãos. Nesse clima de evangelização e agradecimento, os cearenses homenageiam São José, que incorpora também a simplicidade do operário, pela profissão de carpinteiro que exercia.

Até o fim do período medieval, era rara a representação de São José, começando aparecer a partir do fim do século XV e início do XVI. Ora parece pintado como um homem velho, barbudo em roupas burguesas, ora como trabalhador. Descendente do Rei Davi, morou em Nazaré, era noivo de Maria, cuja maternidade acontece por obra e graça do Espírito Santo, despertando no noivo, a desconfiança.

Mas a obediência e crença falaram mais alto no coração do carpinteiro de Nazaré, ao receber a revelação durante um sonho, pela boca de um anjo, aceitando a vontade divina. A Igreja Católica presta homenagem a São José no dia 19 de Março, sendo os Beneditinos os primeiros a celebrarem a data, em 1030, seguidos pelas congregações Servos de Maria (1324) e Franciscanos (1399). Em algumas cidades italianas uma tradição antiga permanece até hoje: a mesa de São José.

No Ceará, juntamente com Santa Luzia ( 13 de dezembro) e São Sebastião (20 de janeiro), ele forma a trilogia dos santos que podem ajudar a ter um bom inverno. Todos os anos, o homem do campo começa a fazer as suas apostas no inverno do ano seguinte, no dia 13 de dezembro, ao fazer a experiência com seis pedras de sal, que ficam ao relento. Dependendo do grau de umidade, em cada uma delas, indica os meses que serão mais chuvosos, ou senão não haverá inverno. Embora essa fé permaneça viva no imaginário do homem do campo, é refutado do discurso científico.

De acordo com informações do Departamento de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), "para a Ciência, não há relação entre a chuva nesse dia e qualidade da estação chuvosa no Estado do Ceará". Este ano, a previsão da Funceme para a quadra chuvosa oscila entre 45% de probabilidade para a categoria normal, 40% para acima do normal e 15% para a abaixo da média.

Com o tema "São José, ajudai-nos a defender a vida que Deus no confiou", diversas comunidades de Aquiraz, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) homenageiam o padroeiro da cidade. "São José é a figura principal da Sagrada Família e pai providente", destaca Nilton Inácio da Silva, secretário da Paróquia de Aquiraz, que comemora 300 anos de evangelização.

Durante as festas dos padroeiros, a Igreja Católica aproveita para enfatizar a evangelização. "Neste ano, os fiéis vão agradecer", destaca, informando que desde o dia 9 de março o santo está sendo homenageado com novenas e missas. Hoje, a partir das 17h, várias paróquias participam do cortejo ao Santo, que mantém estreita relação com a família. "Durante a procissão da Capela de São José do Bairro Álvaro Weyne, acontece o encontro com Nossa Senhora de Fátima", explica Maria Celestina de Aguiar, enfatizando a força do Santo com a família.

Mesa de S. José é tradição que continua até
hoje em algumas cidades italianas
Mesa do Santo
Tradição é preservada
No Ceará, o Dia de São José representa a data limite para a esperança do homem do campo no bom desempenho da estação chuvosa, sendo prenúncio de mesa farta para o resto do ano. No entanto, nem todos os anos são bons de chuva no Estado, daí a relação do Santo com as chuvas. Sua festa ocorre durante a Quaresma e coincide com a passagem do equinócio.

Diferente do Hemisfério Norte, onde a data marca o fim do inverno e início da primavera, no Ceará, o Dia de São José acontece na estação chuvosa. Por isso, em algumas cidades italianas, até hoje, os habitantes conservam a tradição da "Mesa de São José".

Trata-se de costume antigo e que está mais ligado ao agradecimento de uma graça alcançada do que a um encontro social. Algumas famílias conservam o hábito de preparar a "Mesa de São José" na noite de 18 de março, sendo formada por massas, verduras, peixes frescos, frutas e vinhos. Não pode faltar à mesa, a imagem de São José. A tradição determina que seja convidados familiares, amigos e três crianças pobres, representando a Sagrada Família. As comidas são servidas, sempre, ao meio dia, de 19 de março.

A imagem do pai provedor, por ser considerado o patrono universal da Igreja Católica, faz com que a celebração permaneça até hoje. É importante lembrar que, ao longo dos séculos, o Santo teve diversas representações sendo uma das primeiras, na Itália, ligada à Sagrada Família, no período Barroco.

O tipo devocional de São José vai se tornando cada vez mais difuso. Há 300 anos, uma imagem do Santo é encontrada no litoral cearense, por pescadores. "Pesava muito, indicando que queria ficar aqui", diz Nilton Inácio da Silva. Assim, São José de Ribamar torna-se o padroeiro da cidade de Aquiraz, a primeira Capital do CE.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário