quarta-feira, 30 de março de 2011

Brasil se despede de José Alencar

O Brasil se despede do ex-vice-presidente da República José Alencar. Ele morreu ontem, em São Paulo, após uma série de batalhas contra um câncer identificado na década de 90.
Eleito em novembro de 2002 na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva, Alencar ocupou a Presidência da República em exercício em diversas oportunidades. A soma dos períodos resulta em 436 dias, ou seja, ele esteve no comando do País por mais de um ano. É por esse motivo que foi decretado luto oficial por sete dias.
Em Brasilia ele estar sendo homenageado com honras militares  com a presença do presidente da República em exercício, Michel Temer, e os presidentes José Sarney (Senado), Marco Maia (Câmara dos Deputados) e o ministro do STF Carlos Ayres Britto, em substituição a Cezar Peluso (Supremo Tribunal Federal), que está em viagem.
Houve um cortejo fúnebre pelo eixo central de Brasília, a principal avenida da capital federal. Em carro aberto, o corpo de Alencar foi levado até o Palácio do Planalto. Carregado pelo Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) junto com os fuzileiros navais, o caixão subiu a rampa do prédio repetindo o caminho que Alencar fez ao lado de Lula em 1º de janeiro de 2003.
Na sequência acontece o velório que permanecerá aberto para visitação pública durante todo dia. A presidenta Dilma Rousseff e Lula devem chegar na noite desta quarta-feira. Os dois estão regressando de Coimbra (Portugal), onde Lula recebeu o título de “doutor honoris causa” da universidade.
O Palácio do Planalto informou que a visitação pública no velório será encerrada às 23 horas. No entanto, o corpo de Alencar só deve deixar Brasília nesta quinta-feira por volta das 7 horas, com destino a Minas Gerais. Apesar de ter nascido em Muriaé (interior do Estado), Alencar será cremado em Belo Horizonte.
Choro e emoção
Lula e Dilma falaram ontem sobre a morte de Alencar. Ambos estavam muito emocionados. O ex-presidente chorou. “Nós tínhamos um relação de irmãos, de pai e filho”, disse Lula.
“Não sabíamos que o nosso querido José Alencar já tinha morrido. Nós estamos em um momento de muito sentimento”, afirmou Dilma.
O vice-presidente Michel Temer disse ter conversado pelo telefone com o filho mais velho de Alencar, Josué Gomes da Silva, que estava bastante emocionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário