domingo, 20 de março de 2011

Dos ex-presidentes convidados, apenas Lula não foi ao almoço em homenagem a Obama

Obama e Dilma conversam durante o almoço
A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conseguiu reunir em um mesmo ambiente, o Palácio do Itamaraty, em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff e quatro ex-presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) , Itamar Franco (PPS-MG), Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) não compareceu ao almoço oferecido em homenagem ao líder norte-americano. Ex-ministro do governo Lula, o atual governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), justificou a ausência como uma forma de evitar “dupla representação”.

Para Fernando Henrique Cardoso, o convite feito por Dilma foi uma “gentileza”, pois há assuntos, de acordo com ele, que vão além das divergências partidárias. A exemplo dele, Itamar brincou com o 
1ª Dama cumprimenta ex-presidentes
fato de ter sido convidado pela presidenta, alvo de críticas dele durante a campanha eleitoral. Segundo o senador mineiro, foi um convite “diferente”, mas não inusitado.

Aliado do goveno, Sarney destacou a relevância da visita de Obama ao Brasil como um fato que merece destaque por causa do papel que o país passou a desempenhar no cenário internacional.

Vamos Nós - O convite da presidente Dilma Rousseff aos ex-presidentes brasileiros para o almoço com o presidente Obama foi uma atitude digna de uma grande estadista, mostra personalidade e que também não é uma pessoa que guarda rancor. Apesar das dificuldades que ainda enfrenta, a nação brasileira tem mais é que orgulhar-se da democracia que o país vivencia atualmente, quanto a justificativa de Tarso Genro para a ausência do ex-presidente Lula, foi um tanto quanto sem sentido, Dilma é a presidente, Lula a exemplo dos demais, apesar de mais recente é um ex-presidente, portanto não haveria dupla representação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário