terça-feira, 22 de março de 2011

Dengue soma 5.534 casos em 144 cidades Cearenses

O crescimento no número de casos de dengue no Estado, principalmente no interior, preocupa autoridades no Estado e Municípios. O Ceará é um dos Estados no País com o maior número de casos da doença registrados. Já são 15 óbitos, um deles na Capital. Foram notificados, conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), no dia 18 último, 11.613 casos suspeitos de dengue, em 158 municípios. Desses, 5.534 foram confirmados, em 144 deles. Itapipoca lidera com 688 casos de dengue e dois óbitos. Desses, 29 são de dengue hemorrágica.

Das 15 mortes, três pessoas foram vítimas de dengue hemorrágica, nos Municípios de Icó, Chorozinho e São Gonçalo do Amarante. Os óbitos de dengue com complicação aconteceram nas cidades de Caucaia (3), Itapipoca (2) e 1 em cada um dos Municípios de: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Acarape, Quixadá, Granja e Tejuçuoca). Outros 3 óbitos foram descartados e 19 permanecem em investigação.

A esperança para a prevenção da doença, por meio de vacina, para o Brasil, poderá sair do Ceará. Ontem, a pesquisadora, Maria Isabel Florindo, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), esteve na Secretaria de Saúde apresentando a vacina que vem sendo testada em ratos. Os resultados têm sido promissores. Segundo o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, a pesquisa feita por meio da inoculação de proteínas do vírus da dengue em ratos tem resultados positivos na proteção contra a doença.

O resultado da pesquisa deve ser apresentado de forma sucinta também ao secretário de Saúde, Arruda Bastos, e poderá haver mais apoio do Estado para os avanços necessários até que a vacina possa ser testada em humanos. "É uma possibilidade real e factível", diz o coordenador, após a apresentação na manhã de ontem, da pesquisa. Ele destaca que haverá todo o apoio necessário, no sentido de promover melhorias de trabalho no próprio laboratório onde vem sendo desenvolvida a pesquisa. "Tive conhecimento dessa vacina apenas pela imprensa. Agora tomamos conhecimento oficial e, se for confirmada a eficácia, vai ser inédito". Também será mantido contato com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), para ver o fortalecer a pesquisa.

Enquanto isso, o Estado prepara um plano de ação intensificado de 60 dias, principalmente na área de atendimento, com aumentos inclusive no número de leitos em hospitais, enfermarias, fortalecendo a assistência e o processo de acompanhamento dos casos suspeitos. A detecção de dengue Ceará, por meio de pesquisa ativa, segundo Manoel Fonseca, tem sido mais eficaz que em outros Estados do País. Ele justifica o número de óbitos identificados da doença por conta de uma investigação rigorosa. No caso dos Municípios do interior, principalmente os 41, classificados de alto risco, a recomendação é abrir um terceiro turno de atendimento na atenção básica.

De acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, a orientação a partir de agora é que qualquer quadro febril, principalmente em crianças, tenha assistência até o terceiro dia, para perceber se há quadro de dores abdominais intensas, queda de pressão arterial ou se a criança fica irritada ou muito violenta. Essa orientação será uma forma de verificar possíveis casos relacionados a dengue hemorrágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário