sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

III Quiarte : Comenda Alfredo Machado

A comenda Alfredo Machado, outorgada pela Fundação Canudos, homenageará, através do Troféu Benjamim, às 19h30min do próximo dia 17 de dezembro de 2011, no auditório do Hotel Veredas do Sertão, dentro da programação da III Quiarte - Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central, três personalidades que se destacam pela efetiva contribuição ao desenvolvimento, valorização e defesa dos interesses do município de Quixeramobim.

O evento chega a sua terceira edição homenageando o ex-deputado federal, Leorne Belém, o médico e ex-prefeito de Quixeramobim, Antonio Almeida Machado e a artista plástica Bianca Menescal.

A solenidade que é marcada pela entrega do Troféu Benjamim, vêm conquistando repercussão a cada edição, principalmente pela escolha dos agraciados.

Leorne Belém nasceu em Quixeramobim em 23 de abril de 1938. Cursou Direito na Universidade Federal do Ceará e exerceu, mesmo como estudante, diversas funções, sempre com grande êxito. Mas sua grande paixão estava latente desde a época da juventude quando participava dos grêmios estudantis, a política. Foi eleito Deputado Estadual e Deputado Federal, duas vezes cada um, além de ter tido cargos importantes durante todo este tempo. É assíduo participante de todos os eventos cívicos de Quixeramobim e tem vínculos fortes com seus amigos e sua terra amada.

Bianca Menescal nasceu em Quixeramobim. Como muitos de sua terra, tem a sensibilidade à flor da pele. Artista plástica, fez cursos e expôs suas obras em vários países da Europa, América do Sul, América do Norte. Leva a arte e o nome de Quixeramobim a todos esses países.

Antonio Almeida Machado nasceu em Quixeramobim, no dia 15 de setembro de 1934. Sempre ótimo aluno, desde criança queria ser médico. Prestou vestibular em Recife e concluiu todo o curso de Medicina. Retornou para sua terra natal onde, além da medicina, seu dom maior, praticava, voluntariamente , assistência social ao povo de Quixeramobim. Teve carreira política como vice-prefeito e prefeito, mas até hoje pratica sua eterna paixão, a medicina.

O Troféu

“Na Rua Monsenhor Salviano Pinto, 47, ele continua lá: vistoso, pomposo e acolhedor. Quem passa, logo se achega. Senta um pouquinho. Dá um bom dia. Troca uma conversa. Até hoje é assim.

Ele e seu Alfredo recebiam um punhado de gente durante todo o dia. Todos sabiam que podiam ouvir um conselho, contar algo engraçado, gargalha, contar segredos.Podiam até chorar. Imagina homem do sertão que chora. Pois ele e Seu Alfredo ouviam choro, não só de tristeza, mas choro de alegria, também, pois eles sempre entendiam o povo, sempre tinham um afago, uma palavra, um alívio, uma esperança.

Depois que o tempo passou, a gente aprendeu que eles nunca vão embora das nossas vidas e que eles nunca se acabam. Na verdade, eles sempre foram a mesma coisa: natureza. Ele, o pé de Benjamim e o outro, o homem Alfredo Machado.

Alfredo Machado foi o Quixeramobinense do Século XX. Por vezes, assumiu cargos políticos importantes, mas o que o destacou foi mesmo o esforço contínuo em fazer o bem, ainda que em gestos simples. Foi um homem de acolher, juntar, unir, ajudar.”

Serviço:
Comenda Alfredo Machado
Data: 17 de dezembro de 2011
Horário: 20 horas
Local: Auditório do Hotel Veredas do Sertão

Fonte: Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário