sábado, 10 de dezembro de 2011

Fome Zero: Programa do Leite terá meta ampliada em 2012

                                                                     (Foto: Alex Pimentel)
Programa do Leite, mantido pelo MDS, quer atingir 100% da demanda carente no Ceará, já no próximo ano

Não apenas manter os atuais níveis de produção, como ampliar e abranger todo o Estado. Esses foram os principais pontos discutidos, ontem, no Encontro Estadual do Programa Leite Fome Zero.

Na ocasião, prefeitos, secretários de Agricultura e de Assistência Social estiveram reunidos no encontro que contou com as presenças da coordenadora nacional do Programa de Incentivo à Produção e Consumo do Leite, mantido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Zorilda Araújo, e do secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins.

Durante o encontro, que aconteceu no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), Zorilda reconheceu os avanços do Ceará no programa, que aumentou este ano a produção de 56 mil para 100 mil litros de leite por dia. No entanto, lembrou que há 10% de famílias em situação de extrema pobreza ainda não atendidas pelo benefício.

Parcerias

Zorilda disse que a defasagem entre oferta e demanda acontece em quase todo o País. Daí que vem atuando para expandir o benefício, através de parcerias com o Governo do Estado e as prefeituras municipais.

O investimento no Ceará soma cerca de R$ 60 milhões. Desses recursos, 80% são arcados pelo MDS e o restante pelo Governo do Estado.

Para o secretário Nelson Martins, a iniciativa encontra o Ceará numa posição favorável para se atingir a meta de 100% da demanda não atendida nos Municípios cearenses a partir do próximo ano.

"O Programa do Leite é a mais importante iniciativa não apenas para a distribuição gratuita do produto, como para o fortalecimento da pecuária na agricultura familiar. Todo dia, 100 mil famílias que se encontram em situação de extrema pobreza vêm recebendo o leite gratuitamente", afirmou o titular da SDA.

Expansão

Para Nelson Martins, o Ceará tem-se destacado pelo fato de que todo o leite é produzido pela agricultura familiar, gerando emprego e renda na zona rural. Ele ressaltou que o desenvolvimento da pecuária tem-se mostrado bastante relevante, em vista dos investimentos do Governo do Estado em produção de tanques de resfriamento (que passarão dos atuais 148 para 225 unidades), aquisição de mais uma motoensiladeira (para produção de forragem) e inclusão do leite caprino no Programa. Com isso, dos três Municípios que eram atendidos com o produto caprino (Quixeramobim, Limoeiro do Norte e Tauá) agora serão beneficiados as cidades de Quixadá, Banabuiú, São João do Jaguaribe, Quixeré, Russas, Independência, Arneiroz, Crateús e Parambu. Além disso, quatro Municípios foram incluídos no Programa do Leite com recursos exclusivos do Estado: Beberibe, Cascavel, Pacajus e Horizonte.

Melhoramento genético

Durante o encontro de ontem, que aconteceu pela manhã e à tarde, foram avaliadas as ações e discutidas as metas para o programa de distribuição de leite em 2012. O Programa de Leite Fome Zero consiste na aquisição do leite direto do produtor com fins de destinação gratuita para crianças (de 2 a 7 anos), gestantes e idosos (acima de 60 anos), em situação de insegurança alimentar e nutricional. Em 2011, o programa foi ampliado para mais 24 Municípios, estando presente em 180 cidades cearenses. Atualmente, ele atende 100 mil beneficiários e 3.700 produtores.

De acordo com coordenador do Programa na SDA, Márcio Peixoto, a Secretaria planeja trabalhar o melhoramento genético de bovinos para aumentar a produção do leite, com 90 grupos de associações comunitárias. Para armazenar o leite, é preciso tanques de resfriamento instalados nas comunidades.

Durante o encontro, também aconteceu o lançamento para os representantes municipais do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Ceará 2012-2015 (PDRSS).

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria do Desenvolvimento Agrário - Av. Bezerra de Menezes, Nº 1820, São Gerardo - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.8002

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário