segunda-feira, 4 de abril de 2011

Terra treme em alguns municípios da Zona Norte

Epicentro teria ocorrido na tarde desta segunda-feira em Massapê. Até agora, não se sabe a magnitude. 

Um estrondo e em seguida tudo ficou tremendo. A janela do quarto onde Carlos Alcântara fazia a cesta depois do almoço, na serra da Meruoca, começou a bater. Foi rápido, uns três segundos, calcula o jovem empresário da Brisa da Serra. Como chovia, por volta do meio dia, muita gente pensou que se tratava de um trovão. Mas, o relato é que a terra voltou a tremer na região da serra, sendo refletida também em Sobral, Alcântara e Massapê. Eram aproximadamente 12h15, quando o fenômeno ocorreu.
 
O setor de sismologia da Defesa Civil do Estado tomou conhecimento através da informação do Ceará Agora. Acontece que a estação de Fortaleza está com o sismômetro quebrado. Porém, o chefe do laboratório, Francisco Brandão buscou informações na estação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que mantém um sismômetro moderno em Sobral. A magnitude do tremor ainda não é conhecida mas, se comenta que o epicentro foi em Massapê.
Vários testemunhos indicam que um muro de uma casa caiu e em alguns trechos chegou a provocar pânico nas pessoas e, noutros, confundiram com um trovão forte. Brandão relata que desde janeiro de 2008, aqueles municípios da Zona Norte já tiveram mais de 3000 tremores, cuja maior magnitude foi 4.3 ° na escala Richter, em 22 de maio de 2008. De lá para cá, vem diminuindo as ocorrências. 

Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário