terça-feira, 26 de abril de 2011

Hospital Regional: Prefeito e Presidente da Câmara de Pedra Branca confirmam através da Rádio Campo Maior apoio a Quixeramobim

Antônio Góis e Edmilson Junior
Lideranças do município de Pedra Branca anunciaram a decisão em reunião com prefeito e vereadores de Quixeramobim

A mobilização em prol da construção do Hospital Regional do Sertão Central em Quixeramobim ganha força a cada dia. O prefeito Edmilson Júnior, juntamente com os vereadores, continua visitando os municípios componentes da macrorregião de saúde, visando angariar mais apoios à candidatura quixeramobiense.

Na última quarta-feira, 20, prefeito e vereadores de Pedra Branca reuniram-se no auditório do Hospital São Sebastião naquele município e declararam apoio a Quixeramobim. Além das lideranças locais, o prefeito Edmilson Júnior e vereadores quixeramobienses estiveram presentes. Na ocasião, foi entregue um documento ao prefeito de Quixeramobim formalizando o apoio.

Inicialmente, lideranças de Pedra Branca estavam divididas quanto ao município que apoiariam para sediar o hospital regional, mas a partir de uma reunião, chegaram a um acordo e decidiram apoiar o município de Quixeramobim. A proposta de implantar uma Casa de Apoio no município para receber os familiares dos pacientes das cidades da região, caso o venha a sediar o hospital, feita pelo prefeito Edmilson Junior, foi um dos critérios que definiram a escolha de Pedra Branca. A Casa de Apoio deverá ser construída pela Prefeitura de Quixeramobim e mantida pelos demais municípios integrantes da macrorregião.

O Programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior, entrevistou na tarde desta segunda-feira, 25, lideranças do município de Pedra Branca, como o prefeito, Antônio Góis, que falou sobre o apoio dado à Quixeramobim:“Não que as outras cidades não mereçam, mas Quixeramobim é a melhor opção para sediar o hospital, por ser uma cidade bem desenvolvida e bem administrada, além da questão da proximidade do município com Pedra Branca”.

Góis ressaltou ainda que a implantação do hospital em Quixeramobim irá desafogar o atendimento em Pedra Branca e disse estar confiante na escolha de Quixeramobim, principalmente após a visita do prefeito Edmilson Júnior à região dos Inhamuns, o que somou mais apoio. Góis fez questão de lembrar também que, mesmo sediado em Quixeramobim, o hospital não servirá apenas para atendimento à população do município, mas de toda a região.

A vice-prefeita de Pedra Branca, Zélia Lins, que é médica, ponderou sobre o apoio à candidatura de Quixeramobim: “A gente não pode pensar apenas na acessibilidade e na distância, mas pensar enquanto macrorregião, por isso estamos apoiando a implantação do hospital em Quixeramobim, por ser um ponto eqüidistante, ter desenvolvimento e infraestrutura adequada para sediar esse empreendimento”

Dra. Zélia aproveitou a ocasião para parabenizar o prefeito Edmilson Júnior “por seu espírito de liderança e luta para a implantação da macrorregião de saúde e a construção do Hospital Regional do Sertão Central, beneficiando toda a macrorregião”.
Dr. Jurandi Frutuoso

Jurandi Frutuoso, médico, ex-secretário de saúde do Estado do Ceará e secretário executivo do Conselho Nacional de Saúde, em participação diretamente de Brasília, registrou seu apoio à candidatura de Quixeramobim, ressaltando o empenho do prefeito Edmilson Júnior e da Câmara Municipal na defesa da construção do hospital no município, como forma de beneficiar toda a macrorregião. Para Jurandi, “Quixeramobim já está consolidado, dentre outros aspectos, pela infraestrutura disponibilizada e pela posição estratégica, para implantação e funcionamento desse novo equipamento que atenderá a população”.

Para o médico, municípios como Irapuan Pinheiro e Piquet Carneiro, Mombaça e Acopiara, simpáticos à candidatura quixeramobinense, mas que não participarão da eleição, poderão ser deslocados, passando a compor também a macrorregião do Sertão Central a partir da eleição do município que receberá o hospital.

Regina Lira Barros, presidente da Câmara Municipal de Pedra Branca, destacou a necessidade da construção do hospital na região: “Imagine nós que moramos distante da capital e precisamos de um atendimento de urgência e emergência e que muitas vezes perdemos vidas por não termos um hospital na nossa região que venha socorrer as vitimas de imediato. A gente sabe o quanto esse equipamento tem valor para o povo do sertão central e, para nós de Pedra Branca, é melhor que seja construído em Quixeramobim, que já tem esse vinculo e tem potencial para receber esse equipamento”.

A presidente destacou ainda, a importância da articulação em torno da candidatura do município: “Quixeramobim foi quem primeiro se articulou e nos procurou. Nós analisamos e chegamos à conclusão que o município tem o perfil, tem potencial para receber esse equipamento. A cidade é mais desenvolvida, mais estruturada, é uma cidade-mãe, é a cidade mais fortalecida”

No dia 09 de maio, no Centro de Convenções, em Fortaleza, o Estado conhecerá o município que irá sediar o Hospital Regional do Sertão Central, caso a decisão não vá para segundo turno. Até lá, prefeito e vereadores quixeramobienses continuarão visitando os municípios da macrorregião na busca por novos apoios.

Fonte: Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário