segunda-feira, 18 de abril de 2011

PSDB continua encolhendo: mais da metade dos vereadores de SP estão deixando o partido

Tucanos em debandada
Sete vereadores do PSDB de São Paulo estão deixando o partido. A informação foi anunciada em coletiva nesta segunda-feira, 18, por cinco dos sete dissidentes. Embora haja especulações sobre a ida de alguns destes quadros para o novo PSD, do prefeito Gilberto Kassab, o futuro dos parlamentares é incerto. O líder do PSDB na Câmara, Floriano Pesaro, disse que são cinco, e não sete, os vereadores que estão deixando a sigla.

Entre os parlamentares que participaram da coletiva está o presidente da Câmara Municipal, José Police Neto.

A debandada resulta de um processo de desgaste interno entre os vereadores e a nova direção municipal do partido, indicada pelo governador Geraldo Alckmin. “O PSDB está com um projeto de poder que foge aos princípios que nortearam a fundação do partido”, disse Police Neto, em referência ao fracasso das negociações para garantir espaço aos vereadores na Executiva municipal.

A saída dos vereadores altera o equilíbrio de forças na Câmara Municipal. Com sete vereadores a menos, a bancada do PSDB, que tinha 13 integrantes, passa a ter apenas seis. E o PT, principal partido de oposição na capital, se torna o maior partido da Casa, com 11 assentos.

Executiva. O racha se agravou na semana passada, após a eleição do secretário estadual de Gestão Pública, Julio Semeghini, para à presidência do diretório municipal da sigla em São Paulo. Semeghini é fiel escudeiro de Alckmin.


Destino dos vereadores poderá ser o PSD
do prefeito Kassab ou o PMDB
“Nós comunicamos o nosso desligamento do PSDB a partir deste momento. Não sabemos o destino partidário de cada um de nós particularmente”. “O motivo dessa decisão é nossa exclusão do processo partidário de renovação e escolha da Executiva Nacional,”afirmou o vereador Natalini.

Natalini informou que outros nomes da bancada do PSDB na Câmara podem deixar o partido nos próximos dias. “Alguns ainda estão pensando, estão analisando”, afirmou. “Temos sido ofendidos e desrespeitados.”

O vereador informou ainda que o grupo recebeu convite de filiação de outras legendas. Nos bastidores, é discutida a entrada dos vereadores no PPS, PMDB ou PSD, sigla que está em processo de criação pelo prefeito Gilberto Kassab.

Segundo Natalini, o ex-governador José Serra foi informado sobre a decisão da bancada. “O Serra já foi comunicado, recebeu com tristeza e fez um apelo para que nós não saíssemos”, disse.

Os vereadores informaram ainda que estão preparados para esclarecer à Justiça Eleitoral a decisão caso o PSDB questione o desligamento da legenda que pode levar a perda de mandato deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário