sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lula responde a FHC: ´Povão é a razão de ser do Brasil´

A divulgação do texto de FHC "O papel da oposição"gerou ampla repercussão entre tucanos e petistas

O clima entre petistas e tucanos esquentou nos últimos quatro dias. Ontem, em Londres, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente a centelha que gerou a polêmica recente entre os dois partidos: o artigo intitulado "O papel da oposição", do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
O texto do sociólogo que presidiu o Brasil de 1995 a 2002 ainda será publicado pela Revista Interesse Nacional, mas foi antecipado na internet no último dia11 de abril.

"Não sei como é que alguém estuda tanto e depois quer esquecer do povão", afirmou Lula, após participar ontem de uma palestra a investidores da Telefónica. Para ele, fazem parte do povo as classes média e rica e os mais pobres. "O povão é a razão de ser do Brasil", disse.

Segundo Lula, já teve político que disse preferir o "cheiro de cavalo ao do povo", referindo-se a uma célebre frase do general João Batista de Oliveira Figueiredo, presidente durante o regime militar. Agora, afirmou Lula, tem ex-presidente "que fala que é preciso não ficar atrás, esquecer o povão". "Eu não entendo, não sei o que ele (Fernando Henrique ) quis dizer".

PSDB e PT alternaram-se à frente da Presidência da República nos últimos 16 anos ou por quatro gestões. De 1995 a 2002, o comando federal ficou com o tucano FHC. De 2003 a 2010, com Lula, que elegeu a sucessora Dilma Rousseff (PT).
O PSDB estreou ontem uma nova leva de inserções na TV, na qual aborda o risco de volta da inflação e o atraso nas obras para a Copa do Mundo.

Oposição
O ex-presidente petista disse discordar da avaliação de que o governo "engoliu" a oposição no País. Segundo ele, o Executivo saiu fortalecido da eleição. "É assim mesmo, já fui oposição com 16 deputados", disse.

Lula avaliou que a oposição não "capta" o desejo do povo. "O povo não aceita mais oposição vingativa, com ódio, negativista. O povo brasileiro quer gente que pensa no Brasil", declarou. "A oposição quer que tenha desgraça para poder ter razão".

Lula seguiu ontem para Madri, onde almoçará amanhã com o chefe do Governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, e depois assistirá ao jogo entre Real Madrid e Barcelona.


Defesa
O ex-presidente Fernando Henrique considerou, ontem, "precipitadas" as reações ao seu artigo. "Primeiro, me espantei com o tamanho da repercussão. Afinal, o artigo nem saiu ainda na revista. Mas achei também precipitadas algumas reações. Sobretudo da oposição, que, pelo que percebi na imprensa, disse coisas que acabam fazendo o jogo do PT", afirmou o sociólogo.

No artigo, ele aprofunda uma análise sobre o que chama de "lulopetismo", defende seus oito anos na Presidência (entre 1995 e 2002) e faz fortes críticas ao PSDB. No trecho que se tornou foco central das reações, ele escreveu que, se tucanos continuarem tentando dialogar com o "povão", acabarão "falando sozinhos". Por isso, aconselha o partido a priorizar "as novas classes médias", gente mais jovem e não ligada a partidos.

Na entrevista, o tucano deteve-se um pouco mais no uso do termo "povão": "O que estou dizendo é que o PT e o governo dispõem de poderosos meios em amplos setores de camadas pobres mas cooptadas pelos sindicatos e pelas centrais sindicais". E adverte: "Também existe, é claro, um ´povão´ nessa nova classe média".
Na avaliação dele, não estava excluindo ninguém, apenas convencendo as oposições a definir um foco de atuação. "Ora, eu venci duas eleições com o voto desse povão! Agora, temos de ter uma estratégia para esses setores mais sensíveis. Temos de fincar o pé na internet e nas redes sociais", disse.

Aliados
Líderes tucanos saíram em defesa de FHC. Ontem, o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) considerou que era "equivocada" a avaliação negativa feita sobre o artigo. Ele elogiou o tucano como o responsável pela inclusão social no País e por ter sido responsável por iniciativas como Plano Real, Bolsa Escola, vale-alimentação e vale-gás. "Acho que o texto foi tirado do contexto, uma avaliação equivocada", afirmou.

FIQUE POR DENTRO
Trecho do artigo
"Enquanto PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os ´movimentos sociais´ ou o ´povão´, isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos"(escreveu Fernando Henrique Cardoso)

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário