terça-feira, 26 de abril de 2011

Campanha “Eu sou 12 por 8″ alerta sobre perigos da hipertensão

Nesta terça-feira (26), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) inicia a programação que marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, com a campanha “Quem tem bom coração combate a hipertensão – eu sou 12 por 8”.
As atividades seguem em todo o Brasil até o próximo sábado (30). Com debates, palestras e serviços na Praça do Ferreira, a campanha vai alertar a população sobre os perigos da hipertensão arterial e os efeitos negativos sobre o coração, cérebro e rins.
A hipertensão arterial é o principal fator de risco para a doença cardiovascular, uma das causas de morte no país mais recorrentes. Além disso, está associada a enfermidades como diabetes e às complicações renais. Só no Ceará, a hipertensão arterial acomete 935 mil pessoas com mais de 30 anos de idade.

Entenda a doença
Hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte. Uma pessoa é considerada hipertensa, quando a pressão arterial está maior ou igual a 14 por 9.
Caso não seja tratada, a pressão alta pode provocar derrames cerebrais, doenças do coração (como o infarto), insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), além de insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.

Sintomas
A maioria das pessoas com hipertensão não apresenta nenhum sintoma no início da doença. Por isso, é chamada de doença silenciosa. A única forma de saber se a pressão está alta é verificando regularmente, com aparelhos calibrados e profissionais preparados.
Os principais sintomas do aumento de pressão arterial são dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz. É importe lembrar também que hipertensão arterial não tem cura. O pessoa acometida dessa mal pode controlar a doença com acompanhamento médico, mudanças de hábitos alimentares, realização de exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário