sábado, 5 de novembro de 2016

5 de Novembro - Dia da Cultura

Instituído por meio de Lei Federal, em 1970, o Dia da Cultura é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Barbosa, que foi importante defensor da Cultura e das liberdades civis. Em 1907, ele representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, e, já no final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional da Paz. Rui Barbosa também presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Hoje, o seu acervo intelectual, biblioteca e móveis são administrados pela Fundação Casa de Rui Barbosa.

Além da Cultura, nesta data comemora-se também, o Dia do Cinema Brasileiro e o Dia Nacional da Língua Portuguesa, sexto idioma mais falado no mundo, presente em nove países como língua oficial e em quatro continentes. A expectativa é que, em 2050, 337 milhões de pessoas falem o idioma.

Infelizmente, a Cultura não recebe do governo federal, estadual e muito menos dos governos municipais, o apoio necessário para manter acesa a chama da nossa história e das nossas tradições.

Um povo sem Cultura, certamente, será um povo sem História.
O cearense Humberto Teixeira e o pernambucano Luiz Gonzaga,
símbolos da nossa Cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário