quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Porque o povo não se revolta com os escândalos e falcatruas?

Programa Sérgio Machado Com O Povo pergunta:
Por que o povo brasileiro, mesmo submetido a um número infinito de escândalos e falcatruas de nossos governantes, não se revolta?

O levantamento realizado pela Transparência Internacional (A coalizão global contra a corrupcão), mostra o Brasil ocupando a 69ª posição, no ranking dos países mais corruptos do mundo. Mas os números não param por aí.Outro estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), revela que o Brasil responde por 26% de todo o dinheiro movimentado pela corrupção no mundo, sem contar com perdas médias globais contabilizadas anualmente pela máquina pública causadas pelo problema, que giram perto dos R$ 160 bilhões nos últimos seis anos, mas o prejuízo pode ter chegado aos R$ 70 bilhões por ano, o que equivale a 2,3% do PIB.

A política brasileira a cada novo dia mostra uma nova face da corrupção, atualmente são constantes as revelações e descobertas de esquemas envolvendo o dinheiro público. O Programa Sérgio Machado Com O Povo desta terça-feira, 23, em meio ao assunto “corrupção”, abriu espaço para os ouvintes através do telefone e redes sociais, indagando: “Por que o povo brasileiro, mesmo submetido a um número infinito de escândalos e falcatruas de nossos governantes, não se revolta?”, as pessoas se manifestaram e as opiniões foram diversas.

Acompanhe alguns relatos:

Geane Sousa: “Porque estamos acostumados...”

Lívia Vanessa: “Nunca tinha parado para pensar nesta questão, mas agora analisei isso e realmente percebo que nós brasileiros somos muitos submissos a corrupção. Acho que o motivo de ninguém se revoltar já é cultural, todos sabem, acham um absurdo e não fazem nada, além de ainda colocá-los novamente no poder. Na verdade está faltando consciência do quanto nosso País perde com isso.”

Romário Nunes: “Todos estão revoltados, mas ainda tem receio de sair nas ruas como antigamente,  mas a bomba está prestes a estourar. Assim como nos países do oriente médio, vai chegar a vez do Brasil. As pessoas estão tomando consciência. Chega de dominação, é hora de reagir!”

Bruno Paulino: “Esse tema da corrupção é um tema que tem que ser pensado historicamente, o tal do ''jeitinho brasileiro'' vem de longe contaminando o ‘homus Brasilis’, é bem como dizia o Rui Barbosa – tem se vergonha de ser honesto nessa terra - é preciso ser malandro e o brasileiro o é para muitas coisas, mas me pergunto: o Brasileiro é malandro pra tudo, por que não o é para com classe política?”

O Portal do Sistema Maior de Comunicação em virtude do debate do tema disponibiliza a seguinte enquete sobre o assunto: “Você acredita no fim da corrupção no Brasil?”, acesse e responda. Enquanto isso, outra pergunta paira no ar, “Por que o povo brasileiro, mesmo submetido a um número infinito de escândalos e falcatruas de nossos governantes, não se revolta?”.

Serviço:
Programa Sérgio Machado Com O Povo – Informação e Participação
Rádio Campo Maior AM 840
Horário: de 10 às 11 horas
De segunda a sexta
Comunicador: Sérgio Machado


Fonte: Sistema Maior de Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário