sábado, 27 de agosto de 2011

Mês de celebrações no Interior

Catedral de Quixadá é referência para 10
municípios da região
Criadas no esteio da Teologia da Libertação, as dioceses de Tianguá, Quixadá e Itapipoca chegam aos 40 anos este mês celebrando avanços

As dioceses cearenses de Itapipoca, Quixadá e Tianguá comemoraram este mês, 40 anos de instalação. Criadas pelo Papa Paulo VI a 13 de março de 1971, pela Bula “Qui summopere”, a de Quixadá teve instalação em 20 de agosto de 1971 e a de Itapipoca no dia 21, após ter sido desmembrada da Arquidiocese de Fortaleza e da Diocese de Sobral. A de Tianguá teve seu território desmembrado da Diocese de Sobral e instalação canônica realizada a 22 de agosto de 1971.


Em Tianguá, dia 21, foi realizada celebração Eucarística de Dedicação da Igreja Catedral de Sant’Ana. O bispo dom Javier Hernandez Arnedo presidiu o ato religioso. Abrindo as comemorações, a Diocese promoveu até a última sexta-feira, 19, um Simpósio histórico-teológico-cultural sobre o tema “Identidade e Missão da Igreja Particular”.

Vigário pastoral da paróquia do município de Graça, que integra a Diocese de Tianguá, e fazendo parte da equipe de organização do simpósio, padre Rocélio Silva Alves lembra que a criação das três dioceses cearenses ocorreu na época do lançamento da Teologia da Libertação, a qual prioriza a opção preferencial pelos pobres. Seguindo essa linha, ele observa que as dioceses prosseguem se dedicando a testemunhar o Evangelho no meio do povo de Deus reunindo uma legião de leigos e leigas que tem esse mesmo propósito.

Quixadá

Em Quixadá, o aniversário motivou o lançamento de uma canção e de oração pela data. No último sábado, 20, às 18 horas, houve concelebração festiva presidida pelo bispo dom Angelo Pignoli, contando com a participação das 20 paróquias dos 10 municípios que fazem parte da Diocese e dos outros bispos que passaram pela cidade. Após a missa, teve show do grupo Anjos de Resgate na praça da catedral Jesus, Maria e José.

O POVO entrou em contato com a Diocese de Itapipoca, mas não haviam informações sobre comemorações pelos 40 anos.


ENTENDA A NOTÍCIA

A Teologia da Libertação é uma corrente eminentemente do Terceiro Mundo, voltada sobretudo à dedicação aos pobres. Tem em Frei Tito, Michel Löwy ce Leonardo Boff alguns de seus grandes nomes.


SAIBA MAIS 
A Diocese de Tianguá reúne 13 cidades: Camocim, Granja, Barroquinha, Chaval, Viçosa do Ceará, Ibiapina, Tianguá, Ubajara, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Graça.

O primeiro bispo diocesano de Tianguá foi Dom Frei Timóteo Francisco Nemésio Pereira Cordeiro, que tomou posse no dia 22 de agosto de 1971.

São 10 os municípios que integram a Diocese de Quixadá: Banabuiú, Boa Viagem, Capistrano, Choró, Ibaretama, Itapiúna, Itatira, Madalena, Quixadá, Quixeramobim.

O primeiro bispo da Diocese foi dom Joaquim Rufino do Rego, seguido por dom Adélio Tomasin e dom Angelo Pignolli.

A Diocese de Itapipoca conta com as paróquias de Amontada, Apuiarés, Itapipoca, Irauçuba, Itapajé, Itarema, Tururu, Pentecoste, Paracuru, Paraipaba, São Luís do Curu, Miraíma, Tejuçuoca, Trairi, Umirim, Uruburetama.

O primeiro bispo de Itapipoca foi dom Paulo da Ponte. Ele ficou no cargo de 1971 a 1984. o segundo foi dom Benedito Francisco de Albuquerque, que tomou posse da Diocese no dia 5 de maio de 1985. O bispo atual é dom Frei Antônio Roberto Cavuto.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário