segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Número de vereadores: Uma questão de quantidade, ou seria de qualidade?

Segundo a UVC, até 441 novas vagas podem ser criadas em todo o Estado, saindo de 1.729 atuais para 2.170
 
Com a proximidade das eleições municipais de 2012, algumas câmaras municipais cearenses começam a se articular para aumentar o número de vereadores. A justificativa, endossada pela União dos Vereadores do Ceará (UVC), é de que a representação atual está aquém da necessária para suprir os anseios da população.

Conforme informou o presidente da UVC, o número vereadores no Estado pode aumentar em até 441 vagas, saindo de 1.729 para 2.170 parlamentares. "Esse é o número máximo, segundo a Emenda 56. Mas uma boa parte das Casas pode continuar com a estrutura que tem hoje", salientou.


Em 2004, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma resolução reduzindo de 60.276 para 51.748 o número de vereadores em todo o País.


Ao afirmar que as atuais representações estariam aquém da nescessária para suprir os anseios da população, seria oportuno que a UVC orientasse também aos atuais vereadores que antes da votação aumentando o número de vagas, cada câmara municipal realizasse uma consulta plebicitária junto ao eleitorado do município sobre o assunto. E você, o que acha? caso queira, sinta-se a vontade para  fazer seu comentário.

3 comentários:

  1. Acho que a quantidade de vereadores que existe atualmente é mais que suficiente, o que deveria melhorar, seria o nível dos mesmos, e essa melhora depende muito da conciência do eleitorado.
    João Paulo

    ResponderExcluir
  2. mais vereador, prá quer ?

    ResponderExcluir
  3. Seria bom que voltasse a ser como antigamente, vereador não tinha remuneração, exercer mandato, era sim, um verdadeiro sacerdócio e uma prova de vocação para servir ao próximo. Ai sim, ficariamos sabendo, quem realmente pensava no povo. Edgard Patrício, Zeca Barbosa, e outros mais, bons exemplos que hoje fazem falta.

    ResponderExcluir