terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dilma lançará Programa de Agricultura Irrigada no Semiárido

A presidente Dilma Rousseff vai lançar em outubro próximo, em Recife, por ocasião da reunião da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), o Programa da Agricultura Irrigada para o Semiárido Brasileiro. A informação é do secretário nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, observando que o evento já consta na pauta da presidente, com data definida.

O ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional, já entregou o programa à presidente Dilma e ela o aprovou de imediato, faltando agora só o lançamento. “Este programa é muito importante, porque vai usar a parceria público privada, o que significa agregar investimento federal com investimento privado”, explica o secretário.

Segundo ele, a iniciativa vai permitir que num espaço muito curto de tempo agregue uma área irrigada considerável no semiárido nordestino. Observou que neste espaço, hoje, existem apenas 350 mil hectares irrigados e com o programa em ação esse número poderá crescer em cerca de 60 ou mais por cento.
Esta soma, explicou, deverá ocorrer de quatro a oito anos a partir do lançamento do programa. Explicou que o programa vai ter três eixos de atuação. Primeiro, a finalização de alguns perímetros irrigados já existentes, segundo os que estão em construção e terceiro que será a construção de novos perímetros no semiárido nordestino.

Rodrigues lembra que no Brasil, hoje, existem cerca de cinco milhões de hectares irrigados e com o programa em ação este número poderá crescer por seis ou mais vezes. Observou que o aumento de irrigação no País vai significar o crescimento na produção agrícola de um modo geral, o que significa geração de muitos empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário