segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Data oficial da emancipação política de Madalena

Madalena consolidou sua emancipação política do município mãe, Quixeramobim, no dia 23 de dezembro de 1986, quando o então governador Gonzaga  Mota sancionou a Lei 11.274, criando oficialmente o município de Madalena, constituído dos distritos de Madalena, Macaóca e parte do distrito de Pirabibú. 

O movimento pela emancipação foi abraçado pela maioria das lideranças políticas da época, apenas algumas figuras em número reduzido em Quixeramobim e em Madalena ainda relutavam, no entanto, mesmo com objetivos comuns houve a divisão das lideranças favoráveis a emancipação em dois grupos, quase como uma prévia do que viria ser no futuro o processo eleitoral no município.

O dia destinado a realização do plebiscito, onde a população se manifestaria sobre a emancipação foi marcado por acontecimentos, que geraram um litígio judicial que acabou indo as barras do Tribunal Regional Eleitoral. 

Após a apreciação dos fatos pelo TRE, o colegiado daquela corte decidiu no dia 12 de agosto de 1986, que  poderia ser dado seqüencia ao processo de emancipação política de Madalena, o que de fato aconteceu logo em seguida, quando na Assembléia Legislativa passou a tramitar projeto versando sobre a criação do município de Madalena, culminando com a sua aprovação pelo plenário da casa, e conseqüentemente com a promulgação da Lei 11.274 em 23 de dezembro de 1986.

Entretanto desde a primeira gestão instalada no município em1989 que as comemorações alusivas a emancipação ocorrem no dia 12 de agosto, data que marcou um fato importante, más que na verdade representa uma etapa que ainda teria que passar pelo crivo da Assembléia Legislativa e do governador do estado.

Portanto, eis a razão do município de Madalena, não está entre os municípios cearenses que aniversariaram em agosto e foram homenageados pela Assembléia Legislativa nesta segunda-feira (26).

Opinião pessoal
Do ponto de vista pessoal já expressei em outras oportunidades o desejo de ver Madalena comemorando sua emancipação no mês de dezembro, pois além de ser a data oficial, em dezembro temos a festa da padroeira, o natal e as confraternizações de final de ano, portanto, excelente oportunidade para reunir os Madalenenses residentes no município, e aqueles que moram fora numa grande festa cristã e de demonstração de cidadania.

Enquete
Logo quando lançamos este Blog, no final do ano passado, realizamos uma enquete sobre o assunto, e a maioria esmagadora dos que participaram opinaram favoravelmente a data de 23 de dezembro. 

Bandeira
Quanto a polêmica que envolvia as duas bandeiras existentes no município, este ano,  por inciativa do prefeito Wilson de Pinho foi enviado projeto a câmara de vereadores instituindo uma nova e única bandeira, nela constando seis estrelas correspondentes ao número de distritos que constitui atualmente o município.

Eis matéria vinculada pelo Sistema Maior de Comunicação e por diversos outros veículos de comunicação do estado do Ceará sobre o evento realizado pela Assembléia em homenagem aos municípios,  o que levou algumas pessoas a questionarem sobre o fato de Madalena não está inserida, já que sua emancipação é comemorada em agosto:



"Assembléia Legislativa homenageará municípios

A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará realizará nesta segunda-feira, a partir das 9h, no Plenário 13 de Maio, mais uma Jornada Municipalista, que homenageia os municípios que aniversariaram ou se emanciparam no mês de agosto.


Durante o evento, serão homenageados os municípios de Quixeramobim, Russas, Barbalha, Santa Quitéria, Baturité, Jaguaretama, Morada Nova, Pedra Branca, Pentecoste, Caririaçu, Viçosa do Ceará, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Uruburetama, Aracoiaba, Brejo Santo, Pereiro, Ubajara, Itapipoca, Milagres, Senador Sá, Caridade, Palmácia, Tururu e Ipu.

Foram convidados para o encontro deputados estaduais, prefeitos, vereadores, secretários e representantes das diversas instâncias de poder desses municípios. A Jornada Municipalista organizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), tem como objetivo principal uma maior interação entre as instâncias municipais e o Poder Legislativo.

O município de Quixeramobim estará será representado pelo Prefeito Edmilson Júnior e por uma comitiva, da qual serão integrantes, além de lideranças políticas e comunitárias,  alunos do Liceu Deputado Alfredo Almeida Machado, que recitarão uma poesia da escritora e integrante da academia cearense de letras, Graça Braga, intitulada “Rumo a Quixeramobim”.

O Sistema Maior de Comunicação fará a cobertura do evento, através da Rádio Campo Maior AM 840, em tempo real."

Nenhum comentário:

Postar um comentário