segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Incra-CE quer estender atendimento às prefeituras

Com o objetivo de descentralizar o atendimento às prefeituras do interior do Ceará, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Ceará (Incra), através da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária, irá realizar o treinamento para cadastramento de imóveis rurais no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) neste mês de setembro.
No primeiro período, compreendido entre os dias 12 a 17, estarão em atividade quatro núcleos, localizados nos municípios de Brejo Santo, Crateús, Iguatu e Sobral. O segundo período do treinamento será realizado em Fortaleza, entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro.

Segundo o superintendente regional do Incra-CE, Raimundo Cruz Pinto, “o projeto é uma ação do Incra que visa reunir todos os prefeitos do Estado, já que, nos últimos três anos, não houve reunião para discutir o assunto”, informa.

O TREINAMENTO
Inicialmente, segundo o Superintendente, foram programadas as articulações com 84 prefeituras. Contudo, “para nossa surpresa, 130 prefeitos se mostraram interessados em participar do treinamento”, enfatiza. O atendimento contará com 100 técnicos, que estão sendo treinados para a apresentação do sistema de cadastramento, sendo responsável o coordenador técnico de campo Guilherme Brasil.
Serão cadastrados imóveis com até 4 módulos fiscais – que pode chegar a 360 hectares, por ser um espaço variável dependendo da localização. Ao todo, espera-se atingir 70% a 90% dos imóveis do Ceará, atingindo a quantidade de 200 mil imóveis cadastrados, já que hoje a quantidade de registros é de 150 mil imóveis. O custo dessa capacitação, para o órgão, será a permanência dos técnicos durante os cinco dias em campo de realização do cadastramento, de acordo com o Incra.

BENEFÍCIOS
Como benefícios, o cadastramento vai proporcionar comodidade e praticidade quanto ao acesso a dados, como inclusão e alteração cadastral, além de que não haverá mais necessidade de deslocamento do interior para a capital - sede do Incra -, bastando o cadastrado procurar a Prefeitura de seu município. Uma vez cadastrado, o imóvel pode ter a finalidade de seu uso alterada, podendo o mesmo ter parte de sua área desmembrada para a Prefeitura, por exemplo. (Com informações do jornal O Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário