quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 de setembro: Das paradas militares a festa popular

O desfile de 7 de setembro em Brasília neste ano é um evento pretensamente popular. O governo espera que 35 mil pessoas compareçam à Esplanada dos Ministérios para assistir principalmente a shows e atividades culturais, como apresentações da Banda da Ação Social Criança Feliz do colégio Notre Dame e da escola de samba Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc), ambos de Brasília.

A intenção do governo nos últimos anos é justamente transformar o desfile, que tem origem militar, em uma manifestação cada vez mais popular. Neste ano, por exemplo, o desfile cívico-escolar, vai anteceder a marcha dos militares.
No governo brasileiro, é clara a intenção de caminhar, ano após ano, em direção a uma cerimônia que se assemelhe mais ao 4 de julho americano, data da independência dos EUA celebrada pelas pessoas nas ruas, como festa nacional.

O tema do desfile neste ano é “Construir um Brasil que avança está em nossa mãos”. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), o tema foi escolhido justamente para estimular o sentimento de orgulho e satisfação em relação às realizações e potencialidades do Brasil, com o cidadão e a cidadã brasileiros como protagonistas da construção do País

Nenhum comentário:

Postar um comentário