quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ciro Gomes discute desenvolvimento regional e conjuntura política em Quixeramobim

Ex - ministro Ciro Gomes nos estúdios da Rádio Campo
Maior AM 840, durante participação no programa
Repórter Ceará


O ex- ministro da Fazenda e também da pasta da Integração Nacional, Ciro Gomes, participou na manhã desta terça, 27, na Associação Atlética Banco do Brasil em Quixeramobim, do Seminário "Perspectiva do Desenvolvimento de Quixeramobim e do Sertão Central", o primeiro de muitos seminários que deverá participar em todo o Estado. O evento teve o apoio da Associação para Defesa da Educação, Cultura e Cidadania de Quixeramobim (ADEQUI).

Diversas autoridades e lideranças políticas prestigiaram o evento, como o médico Rômulo Coelho, o secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o deputado estadual Zezinho Albuquerque, o secretário adjunto do DER, Cesar Barreto, além dos prefeitos de Madalena, Wilson de Pinho, de Milhã, Claúdio Dias e de Ibaretama, a recém empossada prefeita, Núbia Cavalcante, além de simpatizantes e militantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Durante o seminário, Ciro Gomes destacou os problemas, entraves e dialéticas do desenvolvimento do País, do Estado e do município, associado à política, à economia e aos estudos acadêmicos.

Na ocasião, algumas lideranças políticas anunciaram filiação ao PSB. Dentre elas, o ex-presidente do PDT de Quixeramobim, Dr. Luis Carlos Pontes, o ex-vereador pela sigla, Teodomiro Neto, e o médico veterinário Dr. Juarez Charles Carvalho.

Ao término do evento, o ex-ministro foi entrevistado na Rádio Campo Maior AM 840, dentro do Programa Repórter Ceará. Um dos temas abordados foi a aliança com os partidos da base de apoio ao governador Cid Gomes, dentre eles, o Partido dos Trabalhadores (PT), e ações para o desenvolvimento do Estado do Ceará, mais especificamente da região do Sertão Central, que, segundo o entrevistado, assim como a região do Cariri, sempre foi uma das regiões mais descriminadas. Para Ciro essas regiões hoje recebem por parte do Governo do Estado grandes investimentos para superar essa desigualdade.

Quanto a possível aliança com o PT para o lançamento de candidato a prefeitura de Fortaleza, Ciro foi categórico e afirmou: “Fique muito certo o PT, que nós não vamos aceitar a imposição de um candidato ou uma candidata que não esteja altura da tragédia que está acontecendo na capital de todos os cearenses (...) A aliança com o PT sim, mas a conversa em cima da mesa é como é que vai ser o futuro de Fortaleza, e se não responderem direitinho, quem vai responder é um cabra nosso mesmo, do PSB”.

Sobre as divergências internas no PSB, Ciro assegurou que já não há mais crise e que o foco agora será as eleições de 2012. O ex - ministro disse ter sido convidado pelo irmão, Cid, para tratar das questões políticas no Estado.

Sobre a conjuntura política local e as eleições 2012, Ciro afirmou: “A nossa responsabilidade é com o futuro do Estado. Daqui a pouco o Cid passa e a gente precisa deixar o Estado, a partir de seus pedaços mais importantes, como o Quixeramobim, em boas mãos. Nesse trabalho nós temos que nos relacionar institucionalmente com todo mundo. No meu governo foi assim e no governo do Cid é assim também. Eu tenho pessoalmente uma boa opinião sobre o prefeito Edmilson Júnior, mas na política a gente tem que ter clareza de quem é o nosso lado e o nosso lado, com muita clareza, não tem dúvida, é quem abriu a porta pro Cid chegar em Quixeramobim quando o povo daqui não sabia nem quem era o Cid. E quem apresentou o Cid ao povo de Quixeramobim foi o Rômulo Coelho. E eu, se puder, vou pedir ao povo de Quixeramobim uma oportunidade pro Rômulo”.

O ex - ministro disse não acreditar que a reforma política saia do papel. “Não há menor chance, isso é para distrair os ingleses. Porque a lei que está em vigor gerou os representantes que nós temos e eles têm o monopólio de mudar a lei. Pergunta simples que faço: Porque o cara que é beneficiado por uma lei ruim, vai mudar a lei? Para perder a eleição na próxima? Só temos dois caminhos, a Presidente da República assumir, e ela não vai fazer isso porque ela tem as coisas dela para resolver- negócio de câmbio, de juros-, ou mandar para um plebiscito, aí cai em curto circuito, porque só quem pode autorizar no Brasil um plebiscito, é o dito Congresso”.

Ciro aproveitou o momento para falar de sua gratidão ao povo do Ceará, por ter lhe proporcionado ser prefeito de Fortaleza, Governador do Estado e por duas vezes Ministro, além da eleição e reeleição de seu irmão, Cid Gomes, para governador: ”Se eu morrer muito velho e morrer trabalhando pelo povo do Ceará, ainda vou morrer devendo a esse povo que acabou elegendo e reelegendo meu irmão, Cid Gomes”.

Sem deixar de ser polêmico, Ciro foi enfático ao afirmar, quando questionado se guardaria mágoa do relacionamento com o PT: ”Eu gosto do Lula, mas o PT eu tenho dificuldade. Uma parte do PT eu não engulo, a outra parte eu admiro, mas do jeito que eles estão fazendo hoje eu quero é distancia”.

Indagado sobre seu futuro político, Ciro Gomes disse não ter mais plano eleitoral nenhum. “Posso ser, porque eu estou inteiro, saudável, relativamente jovem ainda- tenho 53 anos-, mas o que eu quero realmente é ajudar coisas boas a aconteceram pro Ceará, pro Brasil e pro Nordeste”.

Sobre seu amigo pessoal e ex - aliado, Tasso Jereissati, Ciro disse que faz tempo que não se falam e confessou que a maior dor que já teve na vida pública foi o que  aconteceu com o ex-governador. “O Tasso não merecia passar o que está passando, por tudo que fez pelo Ceará. Não merecia ficar com dois deputados estaduais, um porque é parente e outro porque é doido e ninguém quer”.

Ao final da entrevista, Ciro Gomes assim se definiu: “Eu sou um lutador, todos os erros que eu cometi nessa vida foram para ajudar o povo brasileiro a se libertar das desigualdades que são as piores do mundo”.

Fonte: Sistema Maior de Comunicação  


Imagens registradas pelo blog do Chico Almir durante o seminário realizado em Quixeramobim com a presença do ex- ministro Ciro Gomes: 

Um comentário:

  1. O MUNDO DA HONESTIDADE É DOS DOIDOS.

    Segundo os cientistas, existe uma sintonia imensa entre gênios e doidos. Não me causa constrangimento e/ou abatimento algum ser chamado, por alguém desocupado profissionalmente e/ou destemperado, de doido. Ficaria deveras desmoralizado e abatido caso alguém se referisse a minha pessoa como corrupto, improbo, oportunista, faltoso às atividades políticas, megalomaníaco, traidor, etc. Estou no sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa, sem nunca ter perdido uma eleição, nem tão pouco ter sido trazido para a Assembleia pelas mãos generosas do governador de então, Tasso Jereissati, que foi apunhalado traiçoeiramente pelos Judas Escariotes que estão no poder. Sou tido pelas pesquisas feitas pelo Anuário do Ceará sempre como um dos cinco mais influentes parlamentares da Assembleia Legislativa e nunca me prestei a “lamber botas” do presidente Lula da Silva ou de quem está no poder, transferindo título eleitoral como capacho serviçal da pior qualidade e levando carões e gritos públicos. Por isso, VIVA A MINHA DOIDEIRA!

    ResponderExcluir