terça-feira, 26 de julho de 2011

Secretaria de Assistência Social de Madalena realiza projeto de resgate histórico e cultural

Noite cultural no Bairro Henrique Jorge
Buscando a inserção cada vez mais direta da equipe do CRAS na dinâmica vivida nas localidades de Madalena, foi iniciada uma jornada de atividades na sede do município, especificamente nos bairros Alto da Alegria e Henrique Jorge, bem como nos Distritos de Macaoca, União, Cajazeiras, Cacimba Nova e Paus Brancos.

Nesse primeiro momento, a comunicação com os bairros e localidades teve o objetivo de resgatar a memória de cada lugar, evidenciando elementos culturais da história contada pelos moradores, além dos registros fotográficos guardados por eles e que retratam tempos e personagens que precisam ser celebrados.

Integrantes do Projovem
Nessa perspectiva, a equipe se preparou para iniciar esse movimento de envolvimento comunitário juntamente com adolescentes e crianças participantes dos projetos realizados pelo CRAS. Os adolescentes dos projetos Amigos da Leitura e Projovem foram os responsáveis pela elaboração de roteiros para realização de entrevistas com os moradores e juntamente com os monitores e orientadores sociais saíram para pesquisar, entrevistar, fotografar, filmar, contar histórias...

Oficina de artesanato com crianças
Outra atividade que está sendo realizada por crianças do projeto Caminhos da Leitura e Vivendo Arte e Cultura são as visitas domiciliares, na companhia dos monitores, com o objetivo de oferecer às famílias dos bairros Henrique Jorge e Alto da Alegria, o “encantamento” que a leitura de mensagens, poesias, histórias pode proporcionar. Além disso, estão sendo oferecidas no próprio bairro, oficinas de pintura, artesanato, de brinquedos e brincadeiras, com tendas montadas em local estratégico do bairro para que os moradores tenham acesso.

Fço Severo de Pinho, um dos moradores
mais antigos do Bairro H. Jorge, falecido
aos 102 anos
O esporte também é uma atividade que será desenvolvida nas localidades com o objetivo de socialização dos participantes dos projetos com a comunidade. Os times dos coletivos de Projovem das localidades terão a oportunidade, aos domingos, de interagir com times de suas comunidades.

Todo esse movimento tem o seu ápice no evento cultural: Noite no Bairro (Henrique Jorge e Alto da Alegria), ou nos encontros culturais: Noite na Comunidade aonde todo o material produzido durante as atividades descritas acima são apresentados para a comunidade.

Esse é o momento em que os moradores se reconhecem a partir do material apresentado pelos participantes dos projetos desenvolvidos pelo CRAS. É o momento em que “personagens” dos bairros e localidades se apresentam, dão seus depoimentos e reconstroem sua história. É o momento de interação, de integração entre projetos e comunidade, pessoas de toda faixa etária, entre homens e mulheres, entre passado e presente e o sonho para o futuro.

São ações inovadoras, que contam a participação de toda equipe da secretaria municipal de Assistência Social, sob a coordenação da secretária Stelinha, que vem se destacando pelo excelente trabalho que realiza, e pelo novo conceito de assitência social implantado no município de Madalena.

Programação:
20/07/11: Noite no Bairro Henrique Jorge
22/07/11: Noite na Comunidade Cajazeiras
24/07/11: Esporte na Localidade Cajazeiras (manhã)
26/07/11: Noite na Comunidade Macaoca
27/07/11: Gincana Cultural Projovem (manhã)
27/07/11: Noite no Bairro Alto da Alegria
28/07/11: Noite na Comunidade União
31/07/11: Esporte na localidade de Macaoca, com times da Macaoca, União e Cacimba Nova (manhã)
09/08/11: Noite na Comunidade Cacimba Nova
10/08/11: Noite na Comunidade de Paus Brancos

Fonte: Blog do Chico Almir/Com informações da Secretaria de Assistência Social de Madalena
Avenida Antônio Costa Vieira, 822 Centro-Madalena,Ceará
Telefone: 88 3442-1032

Nenhum comentário:

Postar um comentário