quarta-feira, 20 de julho de 2011

Escândalo força Teodorico Menezes a tirar férias

Em clima de constrangimento, Teodorico foi substituído
pelo seu vice Valdomiro Távora(Foto: Gabriel Gonçalves)
Além disso, o Ministério Público de Contas anunciou que irá fazer uma devassa nos 56 convênios para construção de kits sanitários entre a Secretaria das Cidades e associações do Interior

Em meio à atmosfera de constrangimento que pairava ontem no Tribunal de Contas do Estado (TCE), durante a primeira reunião do pleno após o escândalo dos banheiros, o Ministério Público de Contas (MPC) anunciou que irá investigar 56 convênios entre a Secretaria das Cidades e associações do Interior do Ceará, incluindo aquelas ligadas ao próprio presidente da Corte, Teodorico Menezes. Este, que até a última sexta-feira continuava indo ao trabalho, resolveu sair de férias ontem, pressionado pelas denúncias.

Os 56 convênios que virarão alvo do MPC foram assinados em 2010, todos referentes à construção de kits sanitários no Interior. Conforme O POVO tem publicado desde a semana passada, parte dos kits prometidos não foi construída.

Além disso, pelo menos cinco das entidades responsáveis pelos banheiros são presididas por parentes (esposa e filho) de Teodorico Menezes e por funcionários do TCE – que, ao mesmo tempo, foram identificados como doadores de campanha do filho de Teodorico, deputado estadual Téo Menezes (PSDB).

À revelia do possível envolvimento de membros do Tribunal com o caso, o Ministério Público pede que o Governo suspenda imediatamente os repasses de verba para as associações conveniadas. Em relação à Associação Cultural de Pindoretama, município onde O POVO verificou que não há banheiros construídos, o MPC quer que a Procuradoria Geral do Estado bloqueie as contas bancárias da entidade.

As investigações ficarão a cargo do Ministério Público, mas qualquer decisão sobre o futuro de Teodorico estará nas mãos dos próprios conselheiros do TCE – colegas, em sua maioria, do presidente. Apesar disso, o conselheiro Edilberto Pontes, relator de um dos processos, afirmou que “apesar de gostar dele, acima de tudo estão as Instituições”.

Clima tenso

Constrangedor, preocupante e desconfortável foram apenas alguns dos adjetivos usados pelos integrantes da Corte para descrever o clima no TCE desde o início do escândalo. Os conselheiros ouvidos pelo O POVO disseram não saber da ligação de funcionários da Casa com associações do Interior.

Fonte: Jornal O Povo 

Vamos Nós -  E a moda está pegando, primeiro foi o Sr. Luis Antônio Pagot, diretor do DNIT,  após denuncias envolvendo sua gestão, tirou férias, agora é o Sr. Teodorico Menezes presidente do TCE. O destino do primeiro após as férias forçadas  estará nas mãos da presidente Dilma, quanto ao Sr. Teodorico Menezes, este estará nas mãos dos seus colegas conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário