A medida beneficia os mutuários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), micro, pequenos e médios produtores rurais, bem como suas cooperativas e associações, detentores de operações rurais contratadas até 15 de janeiro de 2001, com valor original de até R$ 35 mil.
Desde a promulgação da lei, em junho de 2010, cerca de 250 mil operações já foram liquidadas. Além dos descontos, o recálculo das operações é feito sem cobranças de juros de atraso, multa ou sanção. “O cliente poderá reduzir ou liquidar seu endividamento e voltar a operar com o BNB, após recuperar sua capacidade de pagamento”, explica Mozart Rolim, gerente em exercício do Ambiente de Terceirização e Cobrança de Crédito.
Só no Ceará, 42 mil clientes têm direito de renegociar a dívida. O BNB tem mobilizado, em todas as áreas que atua, agências e seus parceiros (sindicatos, federações e entidades de classe) e realizado reuniões com associações de produtores rurais, câmaras municipais e imprensa para esclarecer os aspectos da Lei, com vistas à adesão do maior número de clientes enquadráveis.
O superintendente em exercício da Área de Recuperação de Crédito, Edilson Ferreira, destaca que esta é uma ótima oportunidade para os pequenos produtores rurais liquidarem suas dívidas.“Os clientes que tenham dívidas em atraso no BNB e desejem conhecer as alternativas para regularização, devem procurar o Banco, pois o BNB tem vários mecanismos de renegociação e, com certeza, o cliente poderá sair com a solução para o seu caso específico”, complementa.Fonte: Site do BNB
Nenhum comentário:
Postar um comentário