quinta-feira, 30 de junho de 2011

Municípios debatem implantação de cisternas

Projeto que prevê a instalação de 49 mil cisternas no semiárido cearense foi debatido por representantes dos municípios cearenses ontem na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA)
 
Prefeitos e representantes de municípios cearenses debateram com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) a implantação e ampliação do projeto que prevê a instalação de 49 mil cisternas no semiárido do Estado. Hoje, 26.500 cisternas de placa estão em construção e 22.500 serão iniciadas. O projeto acontece em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), organizações não governamentais e prefeituras. O armazenamento serve para consumo dos agricultores.
 
Agilizar o processo de instalação das cisternas é a meta da SDA. Doze ONGs já foram selecionadas por meio de edital para executar a obra das 22.500 cisternas. As cidades contempladas já foram selecionadas a partir de estudo elaborado pelo MDS.
 
O que resta agora é a definição de quais famílias serão beneficiadas pelo projeto. Essa decisão leva em conta as considerações de comissão formada por um representante do município, da igreja, do sindicato dos trabalhadores e da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce).
 

Os critérios levados em conta pela comissão são famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa; participar do Bolsa Família; e não ter nenhum tipo de abastecimento de água de boa qualidade para consumo humano.
 
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, anunciou que até o fim de 2012 serão solicitadas a construção de mais 100 mil cisternas ao MDS. A promessa de abertura de 63 sedes da Ematerce também foi anunciada. De 2003 até hoje, 145 mil cisternas foram implantadas no Ceará. O orçamento da construção das 49 mil cisternas foi de R$84 milhões, divididos entre MDS e SDA.

Fonte: Jornal O Povo

O município de Madalena também será contemplado com a construção de cisternas e esteve representado pelo prefeito Wilson de Pinho e o secretário da Agricultura Eurivando Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário