sexta-feira, 10 de junho de 2011

Açude Umari terá entrega oficial

O reservatório é tido como a redenção dos
recursos hídricos, pois é reivindicação antiga
da população
FOTO: CHICO ALMIR
Eis, matéria publicada no Jornal Diário do Nordeste sobre  a inauguração do açude Umarí, edição desta sexta-feira 10 de junho. Nossos agradecimentos ao repórter Aléx Pimentel, correspondente do DN no Sertão Central :

 Orçado em R$ 28,2 milhões, novo reservatório tem capacidade para receber 35 milhões de m³
Um sonho antigo, que a população deste Município vinha namorando há tempos, será concretizado exatamente no dia dedicado aos apaixonados, 12 de junho. Neste domingo, autoridades do Governo do Estado, deste Município e de cidades vizinhas, participarão da solenidade de inauguração do Açude Umari. O governador Cid Gomes fará a entrega oficial do reservatório, concluído no fim do ano passado, à gerência regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

De acordo com a Cogerh, o Açude Umari será a 19ª unidade a integrar a Bacia do Banabuiú. Orçado em R$ 28,2 milhões, o açude tem capacidade para receber 35 milhões de metros cúbicos. Atualmente, comporta cerca de 10 milhões de m³. Situado a entre as comunidades de Salgado e Manga, a 6Km da sede de Madalena, irá abastecer a cidade por meio do sistema de adutora, já licitada pelo Governo do Estado. As sedes dos distritos de São José da Macaóca e Lagoa do Mato, em Itatira, também serão beneficiadas. Atualmente, a área urbana é abastecida por meio de poços cavados ao longo do Rio Barreiras.

Segundo o perfeito de Madalena, Wilson de Pinho, a obra representa a redenção de seu povo na aquisição de água potável, para consumo humano. Ao longo dos anos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) tem enfrentado dificuldades para garantir o abastecimento. Na época da estiagem, a situação costumava se agravar. Muitas vezes têm sido necessário recorrer aos carros-pipa. Agora, com o açude, além da qualidade de vida, o Município irá prosperar.

A galeria do açude foi aberta no dia 31 passado pelos técnicos da Cogerh. Eles atenderam solicitação do prefeito. A comporta seria aberta apenas na inauguração. Todavia, ele justificou a medida como necessária para recompor o lençol freático dos poços interligados ao sistema de abastecimento d´água que atende a sede do Município. Estavam com suas vazões extremamente reduzidas, deixando quase toda cidade sem água. Agora, o problema não irá mais ocorrer. No Ceará, a Gogerh mantém 11 unidades de gerenciamento de bacias hídricas. Monitora 134 açudes espalhados nessas bacias. Segundo dados da Companhia, atualmente, 41 açudes estão com sua capacidade máxima. Outros 32 reservatórios estão com carga superior a 90%. O Açude Umari ainda não está sendo monitorado pelo portal hidrológico do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário