quarta-feira, 8 de junho de 2011

Perfil: Conheça a nova ministra Chefe da Casa Civil

Senadora Gleisi Hoffmann
Mulher do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, Gleisi Helena Hoffmann, de 45 anos, já atuou por duas vezes em setores do Poder Executivo, como secretária extraordinária de Reestruturação Administrativa no primeiro mandato de Zeca do PT à frente do governo de Mato Grosso do Sul, em 1999, e como secretária de Gestão Pública da Prefeitura de Londrina, em 2001. Também foi a responsável pela Diretoria Executiva Financeira da Itaipu Binacional entre 2003 e 2006.

Nascida em Curitiba no dia 6 de setembro de 1965, formou-se em Direito em 1989. Ela já tentou por uma vez, em 2008, conquistar o cargo de prefeita da capital paranaense, mas foi derrotada por Beto Richa (PSDB), hoje governador do Estado. Antes, em 2006, havia tentado uma vaga no Senado pela primeira vez, conquistando 45,14% do total da votação. Na segunda tentativa, no ano passado, foi a candidata mais votada para o cargo com mais de 3,1 milhões de voto. Contou particularmente com o apoio integral do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata Dilma Rousseff.

O movimento estudantil colocou-a em contato com o PCdoB, seu primeiro partido político. Mas o contato com a classe política veio no período da faculdade quando, para pagar os estudos, passou a trabalhar como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná e, posteriormente, como assessora do então vereador Jorge Samek, que se elegeu pelo PMDB, na Câmara Municipal de Curitiba.
O interesse pela política levou-a à liderança dos petistas no Paraná, onde chegou a presidir o partido, e a participar do diretório nacional do PT. Brasília descortinou-se para Gleisi em 1993, quando foi trabalhar no Congresso Nacional, particularmente na Comissão de Orçamento. Depois integrou a equipe de Zeca do PT, em Mato Grosso do Sul. A nova ministra-chefe da Casa Civil foi uma das que trabalharam juntamente com o ex-ministro Antônio Palocci e Dilma Rousseff na equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário