sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dona Iaiá, uma Madalenense centenária e de fibra

Francisca Vieira Jucá (Dona Iaiá)
Foto: Genealogia Severo
Matéria do Jornal O povo, publicada na última quarta-feira 08 por ocasião do aniversário de 107 anos de Dona Iaiá, a qual reproduzimos em nosso Blog com muito prazer, trata-se de uma Quixeramobinense nascida em território Madalenense, quando este ainda pertencia ao município de Quixeramobim. Dona Iaiá é originária de uma das mais tradicionais famílias de Madalena, entre seus irmãos (não dispomos da relação nominal de todos) estão, Salviano de Pinho Vieira, Miguel de Pinho Vieira, Alzira Vieira Severo e Elvira Vieira Barbosa;  

Festa para os 107 anos de dona Iaiá

A ex-costureira Francisca Vieira Jucá, natural de Quixeramobim, completou 107 anos ontem. Para comemorar a data, foi realizada uma missa na Fazenda Pedras Pretas, em Canindé, onde mora há 76 anos. Muito reservada, ela não quis festa, mas a família sempre leva bolo e refrigerante para que o dia do seu aniversário não passe em branco.

Conhecida como dona Iaiá, ela nasceu no dia 7 de junho de 1904, mesmo ano de nascimento do pintor espanhol Salvador Dalí. Os pais dela, Manuel Vieira e Francisca Severo, tiveram 11 filhos. Em 1935, dona Iaiá casou-se com o comerciante Lairton Jucá, que morreu aos 55 anos. Da união nasceram nove filhos: Tereza, Lúcia Léa, Gisélia, Marluce, Iairton, José Airton, José Vieira, Francinalva e Flávio.

Lúcia Léa, 70, diz que dona Iaiá guarda uma lucidez que impressiona pela idade que tem. Apesar da dificuldade auditiva, ela diz que a mãe tem uma saúde invejável. “Minha mãe tem uma saúde de ferro, não toma nenhum comprimido e dorme muito bem”.

Dona Iaiá tem 22 netos e 23 bisnetos. O mais novo da família é João Pedro, de 11 meses. Lúcia diz que, apesar de exigente, ela é muito carinhosa. “Ela adora receber os filhos, netos e bisnetos. Engraçado que ela ainda não tem nenhum trineto”.

Dona Iaiá recebeu em 2008 a homenagem de Francisco Arlando Marques de Souza, marido de Neyara Jucá, uma das netas. Francisco fez o livro de cordéis intitulado “Iaiá, uma história de vida”. Ele conta em versos ritmados toda a experiência, a fé e as memórias da longa vida da senhora centenária..
Dona Iaiá, Foto: Arquivo da Família

A neta Francisca Helena, 44, diz que dona Iaiá é uma “pessoa a frente do seu tempo” e que sempre costuma dizer “o melhor marido é o emprego”. Como ficou viúva cedo, dona Iaiá assumiu o papel de sustentar a família. Ela é devota de Santa Terezinha, de onde surgiu a inspiração para o nome da filha mais velha, Tereza. A família é grande e tem histórico de longa vida. Helena diz que uma pessoa de 70 anos é considerada nova na família.

Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário