Francisca Vieira Jucá (Dona Iaiá) Foto: Genealogia Severo |
Festa para os 107 anos de dona Iaiá
A ex-costureira Francisca Vieira Jucá, natural de Quixeramobim, completou 107 anos ontem. Para comemorar a data, foi realizada uma missa na Fazenda Pedras Pretas, em Canindé, onde mora há 76 anos. Muito reservada, ela não quis festa, mas a família sempre leva bolo e refrigerante para que o dia do seu aniversário não passe em branco.
Conhecida como dona Iaiá, ela nasceu no dia 7 de junho de 1904, mesmo ano de nascimento do pintor espanhol Salvador Dalí. Os pais dela, Manuel Vieira e Francisca Severo, tiveram 11 filhos. Em 1935, dona Iaiá casou-se com o comerciante Lairton Jucá, que morreu aos 55 anos. Da união nasceram nove filhos: Tereza, Lúcia Léa, Gisélia, Marluce, Iairton, José Airton, José Vieira, Francinalva e Flávio.
Lúcia Léa, 70, diz que dona Iaiá guarda uma lucidez que impressiona pela idade que tem. Apesar da dificuldade auditiva, ela diz que a mãe tem uma saúde invejável. “Minha mãe tem uma saúde de ferro, não toma nenhum comprimido e dorme muito bem”.
Dona Iaiá tem 22 netos e 23 bisnetos. O mais novo da família é João Pedro, de 11 meses. Lúcia diz que, apesar de exigente, ela é muito carinhosa. “Ela adora receber os filhos, netos e bisnetos. Engraçado que ela ainda não tem nenhum trineto”.
Dona Iaiá recebeu em 2008 a homenagem de Francisco Arlando Marques de Souza, marido de Neyara Jucá, uma das netas. Francisco fez o livro de cordéis intitulado “Iaiá, uma história de vida”. Ele conta em versos ritmados toda a experiência, a fé e as memórias da longa vida da senhora centenária..
Dona Iaiá, Foto: Arquivo da Família |
A neta Francisca Helena, 44, diz que dona Iaiá é uma “pessoa a frente do seu tempo” e que sempre costuma dizer “o melhor marido é o emprego”. Como ficou viúva cedo, dona Iaiá assumiu o papel de sustentar a família. Ela é devota de Santa Terezinha, de onde surgiu a inspiração para o nome da filha mais velha, Tereza. A família é grande e tem histórico de longa vida. Helena diz que uma pessoa de 70 anos é considerada nova na família.
Fonte: Jornal O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário