terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tiririca é eleito como um dos melhores deputados do ano

Francisco Everardo Oliveira, o deputado Tiririca
1.348.295, este foi o total de votos obtidos pelo cearense Francisco Everardo Oliveira, o palhaço Tiririca, eleito deputado federal em 2010 pelo estado de São Paulo como o segundo deputado mais votado em toda história do Brasil. Recentemente o deputado do Partido da Republica (PR) foi eleito um dos melhores parlamentares do ano pelo Congresso em Foco.

Ao entrar no Congresso, e durante as eleições, Tiririca sofreu com o preconceito de acusações como as de que ele seria analfabeto ou apolítico. Hoje o deputado mostra os números que comprovam que ele está melhor do que muitos políticos com curso superior.

Tiririca é um dos nove deputados (para lembrar: são 513 no total) que participou de 100% das 171 sessões de votação na Câmara. Mesmo em ocasiões nas quais sua presença não era obrigatória, como em comissões, o deputado também se fez presente e compareceu a quase 90% das reuniões da Comissão de Educação e Cultura.

O deputado nunca chegou a discursar no plenário, mas já apresentou sete projetos de lei. Um deles dá direito aos profissionais circenses, que não têm endereço fixo, a usar serviços como o Sistema Único de Saúde ou matricular crianças na rede pública de ensino, por exemplo. No mês passado, essa proposta passou por mais uma fase no Congresso para poder virar lei.

Prêmio Congresso em Foco

Tiririca ficou entre os 15 mais votados deputados em uma lista de 25 feita por jornalistas que fazem a cobertura diária do Legislativo no Brasil. Agora, sua colocação nessa lista será feita com base em voto online.

Em 2012, o Congresso em Foco passou a proibir que parlamentares que “respondam a acusações criminais em andamento no Supremo Tribunal Federal, a processos nos conselhos de ética da Câmara e do Senado ou que sejam alvo de denúncias de grave ofensa aos direitos humanos (por exemplo, por racismo, homofobia ou exploração de trabalho escravo)” sejam votados.

O prêmio será entregue em novembro de 2012.

Um comentário:

  1. Isso é oque se espera dos políticos no Brasil mas nem todos fazem para merecer tal mérito muitos ainda o chamam de palhaço e pensavam que ele ao entrar no congresso iria apenas continuar fazendo graça, no entanto esta fazendo mais do que muitos por ai que só sabem dar golpe no povo, não que no Brasil não existam políticos honesto, pois existem sim mas poucos

    ResponderExcluir