quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Trabalhadores dos Correios iniciam greve no Ceará

Os trabalhadores dos Correios do Ceará decidiram, em assembleia realizada, ontem, pela deflagração de greve da categoria, que teve início oficial a partir da 0h de hoje, e segue por tempo indeterminado. Com a paralisação, os trabalhadores se juntam aos funcionários dos Correios do Pará e de Minas Gerais, em greve desde o último dia 11.

Entre as reivindicações, estão o aumento real de 10% e crescimento linear de R$ 200, o reajuste de 33% referente às perdas do período de 1994 a 2012, melhores condições de trabalho e reestruturação da empresa. Representantes da classe laboral e patronal participam, hoje, pela manhã, de audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília/DF.

De acordo com o coordenador de finanças do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Ceará (Sintect-CE), Veridiano Matos, as unidades estão todas sucateadas, com funcionários trabalhando em locais insalubres e com equipamentos obsoletos. Além disso, conforme acrescenta, os trabalhadores contestam a alteração do plano de saúde, que deixaria de ser próprio para ser terceirizado, gerando aumento na contribuição e perdas na cobertura. "Com isso, nossos pais e filhos maiores de idade deixam de ter assistência. Com nosso salário não temos como pagar plano de saúde para eles".


Salários

A proposta dos Correios reajusta em 5,2% os salários e benefícios para todos os seus empregados. A entidade garante a realização de esforços para minimizar os impactos da paralisação e anuncia a previsão de um plano de contingência com realocamento de funcionários, horas extras e de plantões nos fins de semana.


(Com informações do jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário