quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Desabastecimento de milho ameaça dizimar rebanho

A reunião do Agropacto discutiu o problema do desabastecimento de milho, que ameaça dizimar pela fome os rebanhos do Nordeste, especialmente do Ceará. Segundo o vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Carlos Bezerra, “ficou, lamentavelmente comprovada a total inoperância do poder público federal, que não conseguiu encontrar soluções para esse problema que angustia todos os criadores de gado do Nordeste”. Segundo alertou, a situação dos rebanhos cearenses, que é gravíssima, diante da inclemência da seca, agrava-se a cada dia, pois quanto mais são reduzidas as reservas de pastagens que ainda restam, aumenta a quantidade de animais que necessitam de milho para sobreviver. Por conta disso, a relação de agropecuaristas que, há dois meses, era de 10 mil, chega hoje a 35 mil produtores.

Diante do clima de crescentes preocupações, dois governadores nordestinos decidiram assumir atitudes desafiadoras, com o objetivo de que a situação não se torne extrema. Em Pernambuco, Eduardo Campos, dispensou as licitações, com o objetivo de comprar, e transportar o milho suficiente para aliviar a crise. No Ceará, Cid Gomes adquiriu quatro mil toneladas do produto, para distribuição entre os criadores.


Essa situação, conforme lembra o presidente da Faec, Flávio Saboya, já havia sido abordada desde o verão do ano passado, quando se descortinaram desconfianças de que o Ceará poderia enfrentar mais um período de estiagem. Portanto, não se chegou à situação de hoje por falta de advertência.


(Com informações do jornal o Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário