quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cirilo Pimenta lidera pesquisa para prefeito de Quixeramobim

Cirilo Antônio Pimenta Lima (Cirilo Pimenta), candidato do PSD, representando a Coligação Pra Fazer Muito Mais, à Prefeitura do Município de Quixeramobim, seria eleito prefeito da cidade se as eleições fossem hoje, segundo pesquisa feita pelo Ibope para o Sistema Verdes Mares, entre os dias 8 e 10 de setembro. Ele concorre com o candidato Francisco Rômulo Coelho de Figueiredo (Dr. Romulo), pela Coligação Por um Quixeramobim Melhor Para todos, liderada pelo PSB.

A pesquisa foi feita com 301 eleitores, maiores de 16 anos, com o objetivo de levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. Segundo relatório do Ibope, o candidato Cirilo Pimenta tem hoje 51% das intenções de voto contra 34% do candidato Dr. Rômulo. 3% optaram pelo branco ou nulo e 12% disse não saber ou não responderam a essa parte da pesquisa que é a com a apresentação da cartela contendo os nomes dos candidatos.

O modelo de amostragem utilizado na pesquisa é o de conglomerados em dois estágios. No primeiro deles são selecionados os conglomerados setores censitários, com probabilidade proporcional ao tamanho. A medida do tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores. No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis.

Na parte espontânea da pesquisa, aquela em que o entrevistador, sem apresentar relação de candidatos pergunta em quem o eleitor votaria para prefeito, o candidato Cirilo Pimenta registra 49% das intenções de voto contra 33% do candidato Dr. Rômulo. 3% estão na faixa de branco e nulo e 15% disseram não saber ou não responderam.

Rejeição

O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. As entrevistas são pessoais com a utilização de questionário elaborado com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

Quando os entrevistados foram perguntado em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum, o candidato Dr. Rômulo foi citado por 35% dos eleitores enquanto o candidato Cirilo Pimento teve 35% de citações. 33% dos eleitores disseram que poderia votar em todos e 8% ficaram na faixa do não sabe ou não responderam.

O Ibope também perguntou aos eleitores sobre qual o interesse deles sobre as eleições. 23% têm muito interesse, 20% registraram interesse médio, 35% disseram ter pouco interesse e 20% não têm nenhum interesse.

Como nos demais municípios já pesquisados, os eleitores de Quixeramobim elegeram o problema da saúde como o mais angustiante do Município. 78% dos entrevistados apontaram-na como o primeiro dos três grandes problemas que experimentam ali. O segundo, com uma grande margem de diferença é a segurança pública, item que foi apontado por 47% dos entrevistados, seguido da falta de empregos, no quesito Geração de Empregos apontado por 33%.

(Com informações do jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário