quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Solenidade de entrega da cisterna 500 mil em Madalena

Gov. Cid Gomes e a ministra Tereza Campello entregam
 placa da cisterna 500 mil a senhora Nazaré
Madalena entra para a história como o município do Semiárido Nordestino que recebeu a cisterna de placa número 500 mil, a entrega aconteceu nesta terça-feira (3), a comunidade beneficiada foi o assentamento Serrote Feio. Durante a solenidade, o governador Cid Gomes anunciou que a água será universalizada no Ceará até o final de 2014. “Nosso governo tem compromisso com o povo do Estado e com o nosso desenvolvimento. A universalização do acesso a água significa garantir um direito básico, mas que não teve, no passado bem recente, a determinação do Estado para garantir este direito”, afirmou o Governador.

A cisterna 500 mil foi construída em parceria entre a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Segundo a coordenadora executiva da ASA Brasil, Cristina Nascimento, “foi um orgulho para o Estado do Ceará sediar o evento de entrega da cisterna 500 mil, significa que o trabalho realizado aqui pelo Governo e as diversas entidades estão sendo importantes para o sucesso do programa”.

A família beneficiada com o equipamento foi a da dona Maria de Nazaré da Silva Lima. “Eu agora vou ter água de qualidade e não vou mais precisar ir ao açude, vamos ter muito mais saúde e qualidade de vida”, comemorou Nazaré.

Para a ministra do MDS, Tereza Campello, a cisterna 500 mil no Ceará representa também o reconhecimento, pelo Governo Federal, de direitos básicos dos cidadãos. “Água de qualidade representa também o acesso a um direito básico e mais saúde e qualidade de vida para o semiárido brasileiro”.

O secretário Nelson Martins agradeceu ao Governo Federal pelo atendimento às demandas do Estado do Ceará. “Nós já garantimos junto ao MDS recursos suficientes para continuar o projeto de construção de cisternas de placa no Ceará”, afirmou o Secretário.

 O vice-governador Domingos Filho também compareceu ao evento, e destacou as parcerias entre o Governo do Ceará e o Governo Federal para levar o desenvolvimento para o semiárido cearense. “Além das cisternas de placa são outros importantes projetos que trazem desenvolvimento para o nosso interior”.

Já o prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, ressaltou que a escolha do município para receber a cisterna 500 mil representa o compromisso dos governos Federal e do Ceará com o desenvolvimento da região, destacando as ações para universalizar o acesso à água.

Cisterna de placa nº 500 mil, comunidade de Serrote Feio
Madalena-Ceará

Novos Convênios

Ainda durante a solenidade foram assinados mais quatro convênios com entidades não governamentais para a construção de cisternas de placa e quintais produtivos, com cisternas de enxurrada ou barragens subterrâneas.

(Blog do Chico Almir/ com informações da Assessoria de Comunicação da SDA - Lúcio Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário