sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Seminário sobre o potencial da economia brasileira marcará os 60 anos da CNA e 20 anos do SENAR

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) comemora seus 60 anos de existência, no próximo dia 23 de novembro, com a realização de um grande seminário sobre “Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio”. O encontro reunirá, em Brasília, no espaço Unique Palace, cerca de 1.500 pessoas, entre ministros, parlamentares, autoridades do Governo federal, embaixadores e lideranças de diversas áreas de atividade para uma série de palestras de renomados especialistas a respeito de temas relevantes para o setor e para o Brasil, como renda rural, a nova política agrícola e o papel do agronegócio nos desafios do Brasil como 5ª potência econômica.  A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, abrirá o encontro, juntamente com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e a presidente Dilma Rousseff já confirmou presença no encerramento do evento. O seminário marca, também, os 20 anos de atividades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

No painel “Construindo um novo modelo de Política Agrícola”, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, e o secretário-adjunto de Política Econômica, do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, apresentarão as bases do novo modelo de política agrícola que está sendo discutido, desde 2008, pela CNA e o Governo, enquanto a superintendente técnica da CNA, Rosemeire Cristina dos Santos, fará um resgate dos 80 anos de política agrícola do Brasil. A revisão da política agrícola brasileira, para trazer maior estabilidade de renda e menos risco para os produtores, é uma das prioridades da gestão da senadora Kátia Abreu, na presidência da CNA.

“Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Econômica Mundial e o Papel do Agronegócio” é o tema de talk show que reunirá economistas renomados, como Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e sócio-fundador da Gávea Investimentos, e André Esteves, do BTG Pactual. Logo em seguida, a senadora Kátia Abreu acompanhará a presidente da República, Dilma Rousseff, que fará um pronunciamento, encerrando o evento.  

Também está prevista a divulgação de um estudo inédito, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da CNA, que traça “Os perfis das classes de renda rural no Brasil”. Com base nos dados do último Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a pesquisa identifica os estratos de renda onde está concentrada a remuneração da atividade rural no Brasil e descreve o perfil das classes sociais por município.  O trabalho será apresentado pelo professor Mauro Lopes, presidente do Centro de Estudos Agrícolas da FGV. 

O Projeto Biomas, lançado pela CNA em 2010 em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), terá um espaço especial na área destinada à realização do seminário, no Unique Palace. No local, os participantes terão a oportunidade de conhecer em detalhes o projeto desenvolvido com o objetivo de propor soluções técnico-científicas para o uso sustentável das propriedades rurais a partir da intensificação do uso da árvore. As pesquisas serão implantadas em propriedades rurais selecionadas nos seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Pampa. Estas propriedades servirão de vitrines tecnológicas aos produtores, que poderão optar pelas técnicas que melhor se adaptarem às suas propriedades. O projeto conta, hoje, com o apoio das empresas Monsanto, John Deer Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário