terça-feira, 1 de novembro de 2011

Projeto "Jovens na Conquista" faz a diferença no interior do Município de Quixeramobim

Jovens da vila de Algodões - Damião Carneiro
em Quixeramobim
Criado em 2006, na Comunidade de Algodões, Distrito de Damião Carneiro, Quixeramobim, o Projeto Jovens na Conquista vem incentivando na formação de jovens para o desenvolvimento de alternativas de trabalho e empreendimentos na região, tendo em vista que a comunidade, sede do Distrito, não dispõe de muitas opções de empregabilidade.

Segundo a coordenação do Projeto, os trabalhos são desenvolvidos em três principais linhas de ensino, a oficina de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), de Desenvolvimento Social, Pessoal e Profissional, além da Oficina de Produção, onde  são ministradas aulas de costura e artefatos de moda e artesanato.

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) é o órgão estadual responsável pelo repasse de bolsas mensais no valor de R$ 100,00, para cada aluno, recurso este proveniente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). As turmas são constituídas anualmente por cerca de 40 bolsistas. Como o projeto visa o desenvolvimento de atividades que gerem renda, os jovens são orientados a guardarem parte do dinheiro, para que ao término do curso possam investir em um empreendimento.

Ex-bolsistas também garantiram sua estabilidade financeira. Para muitos, a formação obtida no Projeto ajudou bastante no ingresso no mercado de trabalho e na execução de empreendimentos.

Outra iniciativa que tem feito a diferença no lugarejo é a interação social entre os jovens e a comunidade em ações voluntárias, seja de meio ambiente, de educação sexual, conscientização sobre o respeito aos idosos, prestação de serviços ao Posto de Saúde e auxílio no desenvolvimento de tarefas educacionais na Escola de Ensino Fundamental local.

Algumas conquistas marcaram os trabalhos nestes últimos anos pelos jovens, colaboradores e coordenação, encabeçada por Ivana Carneiro, seguida pela orientadora, Edna Fernandes e os professores Francisco Viana, Socorro Reis e Márcio Araújo, como a construção do Laboratório de Tecnologia da Informação e Comunicação Raimundo Jaime Barbosa, um auditório com capacidade para cerca de 80 pessoas, ambos climatizados, além de terem adquirido outros dois prédios para instalação de uma Brinquedoteca, a Loja de Artesanato e Costura e as próprias oficinas profissionalizantes.

Na Brinquedoteca que funciona de 8 às 10 e de 14 às 16 horas, os jovens atuam voluntariamente e o espaço é aberto a todas as crianças da comunidade, disponibilizando brinquedos infantis masculinos, femininos, jogos educacionais, todos recebidos de doações. Próximo a Brinquedoteca funciona a “Lojinha do Projeto” onde são vendidos os produtos confeccionados pelos bolsistas nas oficinas de produção.

O Laboratório de Tecnologia da Informação e Comunicação é equipado de 25 computadores, 9 de doação do Rotary Barra do Ceará e 16 do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), todos com acesso a internet. O ambiente virtual é aberto a comunidade para os trabalhos escolares e de faculdade, só não é permitido o acesso a redes sociais e sites de conteúdo impróprio.

Este ano a solenidade de encerramento da turma aconteceu na noite desta sexta-feira, 28, no Ginásio Poliesportivo da comunidade, onde 40 bolsistas receberam os diplomas de conclusão. A nova turma deverá iniciar ainda este mês ou em janeiro de 2012. O período de inscrições para as 40 vagas da nova turma foi finalizado na última sexta-feira, 21.

Para fazer parte do Projeto Jovens na Conquista, os candidatos devem atender a  algumas exigências curriculares, como estar cursando as séries que compreendem do nono ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio e apresentar bom rendimento dentro de sala de aula, isto inclui apresentação de notas acima ou igual a média escolar, que é de 6,0.

Além da FUNCAP e do CNPQ, o projeto também recebe apoio do Rotary Barra do Ceará ( de Fortaleza), da Escola de Ensino Fundamental Coronel Virgílio Távora, Escola de Informática Help Desk (localizada na comunidade de Algodões) e Prefeitura Municipal de Quixeramobim.


Fonte: Sistema Maior de Comunicação

Vamos Nós - Cumprimentar ao Fabiano Barros, jovem diretor do departamento de jornalismo da Rádio Campo Maior, filho da comunidade de algodões e entusiasta deste importante projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário