segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Radar Meteorológico do sertão central está em fase de implantação

Obras do radar da serra de Santa Maria em Quixeramobim
O Ceará vem estruturando uma rede composta de dois radares meteorológicos, um Banda-X localizado em Fortaleza, e o outro, um Banda-S, em Quixeramobim, em fase de implantação.
O Radar Banda-X da FUNCEME, com raio de alcance de 120 Km e localizado em Fortaleza-CE, é uma importante ferramenta a ser utilizada em previsões de curtíssimo prazo na Região Metropolitana de Fortaleza. Adquirido em 1992 e inativo desde de 2003, foi totalmente modernizado e colocado em operação a partir deste ano, 2010.
No final de 2007 o Governo do Estado decidiu instalar um novo radar meteorológico, agora com maior raio de alcance. Assim, foi adquirido um Radar Meteorológico Banda S, já em implantação na Serra de Santa Maria, localizada no município de Quixeramobim-CE, por possuir uma topografia privilegiadamente plana e alta com relação ao nível do mar, além de ser o centro geográfico do estado. Por possuir um raio de alcance de 400 km, o Radar de Banda S, além do Estado do Ceará, alcança em torno da metade dos Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, tornando possível também fornecer informações para monitoramento de sistemas em altos níveis para esses estados vizinhos.

A Rede Cearense de Radares beneficiará toda sociedade cearense. De forma específica, beneficiará as populações de áreas de risco, produtores rurais, agricultores e pescadores do Estado do Ceará. Destacam-se como resultados a modernização das informações relativas ao tempo do Ceará e Estados vizinhos, auxílio aos agricultores e produtores rurais com informações mais precisas, alerta aos órgãos da Defesa Civil sobre os eventos meteorológicos, o controle de inundação nas áreas urbanas, o monitoramento de áreas de risco, e informações às atividades de pesca.

O Radar de Quixeramobim

O radar de Quixeramobim é do tipo Doppler, de banda S e deverá fazer parte da Rede Cearense de Radares (RCR), através da integração com o Radar Doppler de Banda X em operação na cidade de Fortaleza. O radar de Quixeramobim possui capacidade para estimar a precipitação dentro de um raio de 200 km e ainda fazer o monitoramento de sistemas meteorológicos que atuam em um alcance de até 400 km, cobrindo todo o estado do Ceará, e algumas áreas dos estados vizinhos.

As informações e as fotografias constantes nesta matéria nos foram enviadas pelo nosso conterrâneo e parente Luis César Pinho integrante dos quadros da Fundação Cearense de Meteorologia a quem muito agradecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário