quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cid defenderá Smith para o BNB e César Pinheiro no Dnocs

Smith,cotado para permanecer no BNB
Dois nomes são consenso em parte da bancada cearense no Congresso Nacional, acordados ontem em reunião entre os parlamentares e o governador Cid Gomes (PSB). Sucessão no Dnocs prevê queda de braço
Pinheiro poderá deixar SRH e assumir DNOCS
Eliane convidada para SRH

Hoje o governador Cid Gomes (PSB) deverá se encontrar com o ministro da Casa Civil Antônio Palocci para discutir a manutenção de Roberto Smith na presidência do Banco do Nordeste (BNB) e a substituição de Elias Fernandes por César Pinheiro no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Já cogitados nos bastidores, a definição veio ontem, em reunião entre cerca de 15 deputados da bancada cearense, os senadores Inácio Arruda (PCdoB) e Eunício Oliveira (PMDB) e o governador Cid Gomes (PSB) no Palácio da Abolição.

“Essas duas posições foram endossadas por toda a bancada”, indicou o senador Inácio Arruda. A conservação de Roberto Smith no cargo, da cota do PT, tem forte apoio da bancada. Contudo, circulam os nomes de Isidro Neto e Sydrião Alencar, dirigentes do BNB, como alternativas, caso a permanência de Smith não emplaque. “Mas isso não foi vencido ainda. O nosso objetivo central é a manutenção de Roberto. Caso a presidenta [Dilma Rousseff] não concorde, nós vamos discutir”, afirmou o coordenador da bancada do Ceará no Congresso Nacional, deputado federal José Guimarães (PT).

O grande desafio da bancada será pela defesa da indicação de César Pinheiro, atual titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ceará, para o Dnocs. Isso porque a indicação, da cota do PMDB, depende de uma queda de braço entre Eunício Oliveira e o líder do partido na Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que defende a manutenção do conterrâneo Elias Fernandes à frente do órgão. “O problema é que nós estamos pleiteando para o estado do Ceará. Mas isso é com o PMDB. Eles devem assumir e nós vamos respaldar”, garantiu Inácio. “Não tem crise. A ideia é fazer um acordo com ele”, disse Guimarães, referindo-se a Alves.

Espaços de peso
BNB e Dnocs são os dois mais importantes órgãos federais no Ceará. As indicações para os órgãos ficam por conta de Guimarães e Eunício, respectivamente. “O consenso é que quem indica o Dnocs é o Eunício e o BNB o Guimarães. Mas não são eles; é uma construção conjunta. E aí o papel do governador foi e será central”, indicou o próprio Guimarães.

Segundo a assessoria de comunicação da deputada estadual Eliane Novaes (PSB), a vaga de Pinheiro na SRH seria ocupada pela parlamentar, que já teria sido convidada por Cid, por meio do chefe de Gabinete Ivo Gomes (PSB). O governador, inclusive, na última sexta-feira, indicou que havia feito um convite à deputada, mas não especificou qual seria o cargo. “Conversei com a deputada Eliane Novais e fiz a ela um convite. Não devo dizer a quê, porque ela ficou de avaliar”, afirmou Cid, durante coletiva no Palácio da Abolição.

Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário