quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Há 23 anos partia Luiz Gonzaga o “Rei do Baião”

Há 23 anos, morria Luiz Gonzaga do Nascimento, que cantou o Nordeste e encantou todo o Brasil. O talento do “Velho Lua”, entretanto, permanece vivo e inspirando gerações. Apesar de a data marcar a morte do Rei do Baião, o dia é de celebração.

Luiz Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro de 1912 na cidade de Exu, no Sertão de Pernambuco, filho de Ana Batista de Jesus, conhecida como “Santana”, e Januário José dos Santos a quem dedicou uma de suas mais famosas canções; “Respeita Januário”, com seu jeito simples e talento grande, Gonzagão conquistou muitos seguidores, sempre mantendo fortes vínculos com o Ceará.


O ano de 2012 marca também o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, diversas homenagens já estão acontecendo em todo o país, principalmente na região nordeste.


No Sertão Central cearense a memória do “Rei do Baião” é reverenciado através do Fã Clube “Viva o Rei”, sediado no município de Quixeramobim, tendo como fundador e presidente, Fernando Ivo de Sousa Ribeiro, contando com muitos seguidores, dentre os quais estão, Luis Paulo do acordeom, e o sanfoneiro Madalenense radicado em Quixeramobim, Luiz Gonzaga dos Santos, o
 “Nonô”.  

Um comentário:

  1. Assim como o Nonô, Chico Almir e todos os Madalenenses são irmãos dos quixeramobinenses e muito queridos por nós. Falo como Fã Clube Viva o Rei, com aval do Fernando Ivo e quanto à naturalidade do Seu LUIZ LUA GONZAGA, digo que ele era NORDESTINO, nascido no Cariri nos limites de dois estados: Pernambuco e Ceará, perto da Paraíba e Piauí e cantou tudo que viu neste caldeirão cultural que é o berço do Brasil: nossa Região Nordeste.

    ResponderExcluir